Projeto Memória Minha Comunidade irá restaurar história do Cidade Satéli


Projeto Memória Minha Comunidade irá restaurar história do Cidade Satéli
Crédito da imagem: Divulgação

Resgatar e preservar a história das comunidades e bairros da capital potiguar. Esses são os principais objetivos do projeto Memória Minha Comunidade, ação que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo em parceria com o Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Há pouco mais de um mês, o projeto piloto está sendo desenvolvido no conjunto Cidade Satélite, zona Sul de Natal. Além do levantamento documental, em dissertações e teses acadêmicas, bem como em publicações em geral, estão sendo feitas entrevistas com moradores, ex-moradores e pessoas relacionadas à comunidade para que a história da origem e desenvolvimento da localidade possa ser contada de forma correta.

Até dezembro deste ano, a pesquisa deverá ser concluída e resultará na produção de uma publicação contando toda a história do Cidade Satélite, passando pelo desenvolvimento urbano até os avanços socioeconômicos obtidos no decorrer dos 27 anos de existência daquela comunidade.

De acordo com Luciano Capistrano, Historiador do Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística (Dipe) da SEMURB, a localidade foi escolhida devido a história de lutas em favor do meio ambiente, como a defesa do rio Pitimbu e das Zonas de Proteção Ambiental 1 e 3, que rodeiam o conjunto.

As comunidades de Nova Cidade, Rocas e Potengi, respectivamente na zona Oeste, Leste e Norte, deverão ser as próximas a fazerem parte do projeto. “Começamos no Satélite e vamos estender esse trabalho a todas as comunidades de Natal”, afirma o historiador.

Caspistrano ressalta a importância desse trabalho e a confecção da publicação que será entregue nas escolas das comunidades beneficiadas para que professores e alunos possam conhecer um pouco mais sobre a história do lugar onde vivem. “É muito importante preservar e resgatar a história da expansão urbana da cidade. É uma forma de fortalecer a identidade de nosso povo”, analisa.

--

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389