Palestras em abrigos para idosos orienta sobre benefícios

SEMTAS PROMOVE PALESTRAS EM ABRIGOS PARA IDOSOS

Informação e prestação de serviços para os idosos de Natal. Começa amanhã, 14/7, o ciclo de palestras promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), através do Setor de Benefícios. Quatro abrigos para idosos serão contemplados com as palestras que envolvem assuntos como o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e a Carteira do Idoso para transporte interestadual.

As palestras irão ocorrer na Casa do Idoso Jesus Misericordioso, no dia 14; no Lar do Ancião Evangélico (LAE), no dia 17; no Espaço Solidário, no dia 20; e no Instituto Juvino Barreto, no dia 21. Todas elas terão início às 14h30, com exceção do LAE, onde a palestra começa às 14h. Assistentes sociais e estagiários da SEMTAS estarão visitando as instituições com a finalidade de levar informações sobre os benefícios oferecidos pela SEMTAS a pessoas na terceira idade.

“Estamos promovendo uma espécie de busca ativa nessas instituições. A maioria dos idosos abrigados não conhecem o BPC nem a Carteira Interestadual do Idoso, apesar de se encaixarem no perfil dos beneficiários. É importante que eles tenham acesso as informações sobre os programas a que poderão recorrer eventualmente”, informa a coordenadora do Setor de Benefícios, Helena Fernandes.

O BPC é um direito garantido pela Constituição e consiste no pagamento de um salário mínimo mensal a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, e pessoas com deficiência. Em ambos os casos, a renda per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo. Em Natal, beneficia 4.964 idosos e 5.244 pessoas com deficiência. Já a Carteira Interestadual do Idoso é o instrumento que garante ao beneficiário a gratuidade em viagens interestaduais, de acordo com o previsto no artigo 40 da Lei 10.741 do Estatuto do Idoso. Ela pode ser obtida por pessoas acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda igual ou inferior a dois salários mínimos, garantindo ainda o desconto de 50% no valor da passagem caso as duas vagas reservadas estejam ocupadas.

Durante as palestras, as assistentes sociais da SEMTAS estarão portando formulários que possibilitem o cadastramento dos idosos abrigados nos dois programas. “Caso a pessoa atenda aos pré-requisitos e já disponha de documentação completa, realizaremos atendimentos durante as visitas”, ressalta a coordenadora.