Natal passa a contar com uma frota de 100 ônibus adaptados

Os natalenses dispõem agora de uma frota de 100 ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais e obesos. Às 15 horas desta sexta-feira (10), no estacionamento do estádio Machadão, em Lagoa Nova, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e a Prefeitura do Natal entregaram a população uma nova frota de 60 ônibus, todos adaptados para este público.

Os novos veículos foram adquiridos pelas empresas Guanabara, Nossa Senhora da Conceição, Reunidas, Rio-grandense, Via Sul, Santa Maria e Cidade do Natal. “A entrega destes novos 60 ônibus contribuirá muito para o desenvolvimento do projeto Via Livre, pois entre as medidas a serem adotadas está a questão da acessibilidade para pedestres nas calçadas, nos transportes coletivos urbanos”, ressaltou Kelps Lima, secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

“Nossa intenção é fazer com que a idade média da frota de ônibus de Natal chegue há 2,5 anos, pois dessa forma conseguimos manter sempre a qualidade do serviço”, informou o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão. Ele acrescentou que Natal possui agora uma frota de 100 ônibus adaptados. Os 60 novos veículos tiveram um investimento de R$ 15 milhões e somam-se aos outros 800 carros da frota.

Os novos ônibus são equipados com motores eletrônicos que atendem às determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com a vantagem ambiental de reduzir em pelo menos 30% a emissão de poluentes.

Também são parametrizados para limitar a velocidade, dispondo de sistema de freios pneumático e freio auxiliar top brake, garantindo maior segurança. A carroceria proporciona maior vedação acústica contra ruídos externos. Seguem ainda a norma NBR 1402 que enfatiza obrigações sobre acessibilidade nos transportes públicos.
De maneira experimental, representantes da Sociedade dos Amigos dos Deficientes Físicos do RN (Sadef), fizeram uma demonstração de como é usado o sistema adaptado nos ônibus. Um destes foi o presidente da entidade Eduardo Gomes.

“Estes novos ônibus adaptados facilitaram muito a vida das pessoas que têm necessidades especiais, pois muitos simplesmente não saem de casa porque não têm como se deslocar nos ônibus, deixando de ter momentos de lazer, de estudar”, destacou o presidente da Sadef.

A prefeita Micarla de Sousa também acompanhou a demonstração em um dos ônibus. “Com estes novos veículos, Natal agora é a cidade do Brasil com mais ônibus adaptados proporcionalmente. Este é um momento, inclusive, de celebrar a acão entre a iniciativa privada e o poder público e de dar um grande passo para dotar Natal de uma melhor mobilidade urbana”, ressaltou a prefeita do Natal.

Também compareceram a solenidade de entrega dos novos ônibus os senadores Garibaldi Alves Filho e José Agripino, o presidente do Seturn, Agnelo Cândido Nascimento, a superintendente do Seturn, Adriana Flor e o secretário municipal de esportes e Lazer, João Ananias.