Os beneficiados do Programa ProJovem Adolescente, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, receberam esta semana os certificados de conclusão do estágio realizado na Petrobras, por meio do Programa “Jovem Aprendiz”. A formatura da turma concluinte aconteceu no auditório da empresa, na Cidade da Esperança.
O estágio faz parte de um convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e a Petrobras. "O Jovem Aprendiz é um programa que tem como objetivo criar novas oportunidades de emprego e facilitar o ingresso no mercado de trabalho", destaca Kália Trajano, coordenadora do ProJovem Adolescente. Os adolescentes estagiaram por dois anos e tiveram a carteira de trabalho assinada, receberam vale transporte e alimentação, e uma bolsa mensal de um salário mínimo.
Esta é a primeira turma do ProJovem que conclui o programa de estágio, com 33 adolescentes. Eles iniciaram em fevereiro de 2010 com aulas teóricas de matemática, português, ética e cidadania no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Depois participaram da qualificação profissional no SENAI nas áreas de programador de aplicações Office e agente administrativo. E por fim, passaram um ano estagiando dentro da Petrobras nas mais diversas áreas, como a de perfuração de poços, administrativa e jurídica.
“Temos muito a comemorar, com adolescentes já sendo contratados pela referência da experiência do estágio, alguns por empresas inclusive terceirizadas da Petrobras”, afirma a coordenadora. Participaram deste estágio adolescentes dos núcleos do ProJovem de Cidade da Esperança, Felipe Camarão, Planalto, Quintas e Guarapes.
A segunda turma de estagiários do ProJovem Adolescente na Petrobras terá início ainda neste mês de março, com 35 jovens. “A seleção levou em conta a participação no programa, as notas na escola e a vulnerabilidade social", explica Kália Trajano.
"É uma felicidade imensa ver o trabalho de toda a nossa equipe refletido na oportunidade de vida de cada jovem que está sendo beneficiado por este convênio. É uma porta para as transformações mais verdadeiras que pode haver para um ser humano, aquelas adquiridas por meio do conhecimento, e isso ninguém tira deles", ressalta o Secretário da Semtas, Alcedo Borges.