Publicações da SEMURB recebem registro do Sistema Internacional de Livros

O  International Standard Book Number  (ISBN) é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros e softwares. O sistema elimina as barreiras lingüísticas e facilita a circulação. Nesse sentido, buscando tornar ainda mais acessíveis as informações sobre a cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) registrou as publicações “Natal Vista do Céu”, e “Instrumentos de Ordenamento Urbano de Natal” no sistema do ISBN.

De acordo com informações do Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística da Secretaria (DIPE), o cadastro tende a facilitar que a publicação seja encontrada e distribuída, autenticando o produto e sua autoria. As publicações da SEMURB foram enviadas ao Rio de Janeiro e agora fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional.

Com essa medida, a SEMURB cumpre com as determinações presentes na Lei do Livro nº.10.753, que prevê que, na editoração do livro, a obrigatoriedade na adoção do ISBN.

O que é?

O ISBN é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua circulação e comercialização.

O Sistema ISBN é controlado pela Agencia Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes as Agencias Nacionais designadas em cada país. A agência Brasileira, com a função de atribuir o numero de identificações aos livros editados no país, é, desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional, a representante oficial no Brasil.