Reunião discute 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental

Durante toda a manhã desta terça-feira (07), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foi realizada a segunda reunião de articulação da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA). Cujo tema é “ A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis” po meio do lema “ Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!”.Estiveram presentes representantes das secretarias de saúde , meio ambiente e educação dos municípios da Região Metropolitana de Natal (Parnamirim ,Ceará- Mirim , Extremoz , Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Nísia Floreta, Monte Alegre e
São José de Mipibú).

Durante o encontro foi definida a estrutura operacional para a realização da Conferência Regional, bem como a discussão e a elaboração do plano de regimento interno e as estratégias de mobilização do público alvo.Duas subcomissões organizacionais foram estabelecidas, são elas: Subcomissão Executiva, que abrange a Subcomissão Temática, de Sistematização, de Relatoria e de Metodologia e a Subcomissão de Articulação e Mobilização.

Inicialmente a Secretaria contribuirá no evento com a disponibilização de computadores, banner, alguns materiais de escritório e confecção dos
certificados para os participantes.Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Kalazans Bezerra, o tema saúde e meio ambiente estão extremamente ligados, sendo impossível dissociá-los. “ A Semurb dará todo apoio possível e necessário para que este seja um grande evento. Tudo que estiver ao nosso alcance será feito”
ressaltou. Para o representante da Secretaria de Meio Ambiente de Macaiba, Geovany Dantas, a realização dessa Conferência coloca em dicussão o tema meio ambiente e saúde, visando melhorias na qualidade de vida. “A discussão é interessante pois os problemas dos municípios da Região Metroplitana devem ser pensados de forma conjunta e as soluções também devem ser buscadas em conjunto” afirmou.

As conferências serão realizadas em três etapas: municipais que vão até dia 30 de agosto, estaduais até 30 de outubro e a nacional de 15 a 18 de dezembro, que acontecerá no Distrito Federal. Os principais objetivos da 1ª CNSA são: promover a consciência sanitária, política e ambiental da população ampliando o conceito de saúde; definir diretrizes para a política pública integrada no campo de saúde ambiental e proporcionar o debate social sobre as relações de saúde, ambiente e desenvolvimento. As reuniões estão programadas para todas as terças- feiras na sede da Semurb.