Taxistas da Rua São José recebem visita da Prefeita

A prefeita Micarla de Sousa acompanhou na tarde desta quinta-feira (02) o andamento da implantação do Projeto Via Livre na Rua São José, uma das beneficiadas pela iniciativa.

A chefe do executivo natalense conversou com o presidente da Cooperativa dos Proprietários de Taxis de Natal (Cooptax), Genário Torres, que informou que a mudança melhorou o fluxo de carros na via. “Todo mundo acatou a orientação da Secretaria e estamos prontos para colaborar”, comentou o presidente Genário Torres.
Durante a visita, a prefeita do Natal comentou com os taxistas da Rua São José os projetos da gestão para a capacitação destes profissionais para receber a Copa de 2014. “O taxista é a porta de entrada da cidade, temos que treiná-los para que possam prestar um bom serviço”, afirmou a chefe do executivo natalense.

Via Livre
O Projeto Via Livre, implantado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), já está funcionando desde o último dia 22 de junho nas ruas, Régulo Tinôco e José de Alencar. Junto com a Jaguarari, Romualdo Galvão e São José, estas ruas ligam os bairros Candelária, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Barro Vermelho e Tirol, até Cidade Alta.
No próximo dia 20 de julho o Via Livre chega à Avenida Afonso Pena e à Rua Joaquim Fagundes, (localizada nas proximidades da Praça Augusto Leite), completando um corredor de escoamento de veículos que vai de Petrópolis ao estádio Machadão.

Segundo o titular da Semob, Kelps Lima, sempre que o Via Livre é implantado, inicia-se com um caráter educativo, quando não são aplicadas multas. “Depois de um prazo inicial de até 15 dias, as multas são emitidas, mas sempre nos casos em que os motoristas insistem em não cumprir as normas do projeto”, explicou Kelps Lima.

O Via Livre proíbe o uso das pistas de rolamento como estacionamentos com objetivos particulares, fazendo com que o trânsito flua melhor e sem engarrafamentos. Segundo Kelpes Lima, só a avenida Romualdo Galvão recebeu no seu primeiro mês de implantação em fevereiro último, um acréscimo de 39% a mais de veículos em circulação.

Já na avenida Jaguarari, o aumento foi de 10% a mais de veículos que chegam ao Centro da Cidade e 25% a mais em relação aos que saem. Só no período das 7 h e 19h, o volume de carros nesta avenida chega a 3.400 carros.