Comissão do Ministério da Saúde do Peru visitam SMS

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Tânia Sampaio, representantes da Universidade federal di Rio Grande do Norte (UFRN) e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recepcionaram na manhã desta terça 1º de julho, no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde  (Cefope), a comissão do Ministério da Saúde do Peru.

Em espanhol a secretária, Ana Tânia fez a apresentação da organização da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, e em especial a Atenção Básica e a Estratégia da Saúde da Família.

Agradeceu a presença dos visitantes e se colocou à disposição para esclarecimentos. “Fico feliz está podendo contribuir, mostrando a experiência, os avanços e desafios da Saúde da Família em Natal e que sejam bem aproveitados no Peru”. Afirmou Ana Tânia.

Os representantes do Ministério da Saúde do Peru, Lizardo Huamán Ângulo, Pedro Diáz Urtega e Mirian Solis Rojas, vieram a Natal, para conhecer a experiências internacionais em desenvolvimento de modelos de Educação Permanente que incluam o Programa de Saúde da Família com enfoque na Atenção Primária de Saúde; Conhecer estratégias inovadoras, validadas e orientadas para o aperfeiçomento da gestão dos estabelecimentos da Atenção Primária, como cenário da formação em Saúde da Família; conhecer experiências que demonstrem efetivamente os resultados positivos alcançados.

À tarde segue com expositores da Sesap e UFRN no Centro de Ciências da Saúde – Nesc.

Os representantes peruanos irão conhecer o funcionamento do SUS na Estratégia da Saúde da Família, a experiência de Natal e de São José de Mipibú, para adequar à realidade peruana as estratégias de implementação do Programa Saúde da Família.

Nesta quarta 2 de julho, pela os representantes do MS do Peru visitam as Unidades de Saúde de São José de Mipibú. À tarde partir das 14 horas, os peruanos visitarão a Unidade Saúde da Família de Felipe Camarão II, acompanhados pelos coordenadores de RH, PSF da SMS e da UFRN.