Bairro das Quintas passará por desratização

Para reduzir os riscos e a infestação de roedores no bairro das Quintas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) irá vistoriar e desratizar 3.697 imóveis a partir desta quarta-feira (28). As equipes que farão parte do movimento se reunirão na Unidade Básica de Saúde das Quintas, localizada na travessa Luis Sampaio, 712, Quintas.

De acordo com o Chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Diógenes Soares Da Silva, o objetivo é controlar a população de roedores em áreas de infestação, minimizando riscos de disseminação de doenças transmissíveis por esses animais, sobretudo a leptospirose.

A ação será realizada em três etapas começando com visitas domiciliares em terrenos baldios, através dos agentes de combate às endemias, para colocação de rodenticidas (iscagem) em locais com indícios de infestação por roedores, cujas atividades serão supervisionadas pela equipe técnica do Programa de Controle de Roedores do CCZ.

No dia 04 de janeiro acontecerá a segunda fase da ação, com as equipes que retornarão aos locais já visitados para avaliar e recolocar rodentencidas ( reiscagem), caso seja necessário. A terceira fase será desenvolvida pela Urbana, no dia 11 de janeiro , quando será feita a limpeza de toda a área para a retirada do lixo dos terrenos baldios e entulhos existentes nos quintais, para que não possam abrigar novos roedores, além de outros insetos que prejudicam a saúde da população.

“Esperamos abranger o maior número possível de domicílios e de terrenos baldios, para controlar de modo eficaz a população de roedores e, conseqüentemente, diminuir riscos à saúde da população”, afirmou Diógenes Soares.

Ainda segundo Diógenes Soares, serão feitas ações educativas na área de abrangência da ação, em escolas, conselhos comunitários e unidades de saúde que será realizada pelo Programa de Educação e Comunicação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além de está sendo planejado para 2012 ações como estas em outros bairros da capital que apresenta grande índice de roedores.