Beneficiários do BPC são incluídos no Cadastro Único

Cerca de 8.250 beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) poderão ser incluídos no Cadastro Único/Bolsa Família. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) por intermédio do Cadastro Único está mobilizando esforços para realizar a inclusão conforme a Instrução Operacional nº 06 de 29 de outubro de 2010. Deste total, 1.309 famílias já se apresentam inseridas no CadÚnico, sendo que destas, 668 famílias estão com dados cadastrais inconsistentes.

Para cumprir a Instrução Operacional, a gestão municipal utilizará - além do atendimento de rotina nos postos fixos de atendimento - a busca ativa, conforme prevê ações do Governo Federal. Como estratégia, foram contratadas 23 profissionais assistentes sociais, com objetivo de realizar visitas domiciliares, consolidando juntamente as visitas, parecer social, relatório social, abordagem, comunicação, informação, dentre outros que contribuem para a construção do estudo social.

As assistentes sociais já estão realizando as visitas, porém estão encontrando muita resistência dos usuários do BPC para realizar a inclusão no Cadastro Único. “Os usuários estão sendo bastante resistentes em receberem essas profissionais em suas casas por pura insegurança. Informamos que a Prefeitura do Natal tem demandado esforços para que estas visitas sejam realizadas, e asseguro que fiquem tranqüilos que as informações serão necessárias para efetivar as inclusões no Cadastro Único”, declara a coordenadora municipal do Cadastro Único, Gabriela Janilly.

A inclusão no Cadastro Único irá potenciar as possibilidades de inserção junto aos programas sociais, os quais utilizam o CadÚnico para a seleção de seu público. “Com a inserção das famílias beneficiários do BPC na base de dados do Cadastro Único, os gestores públicos, em especial, os da assistência social terão condições de obter o diagnóstico necessário ao enfrentamento das situações de risco e vulnerabilidade social e realização de acompanhamento familiar para inclusão deste público na rede de proteção social”, afirma a coordenadora.

A gestão municipal tem a meta de visitar 41 bairros de Natal distribuídos nas quatro regiões administrativas da capital. Estão sendo realizadas 60 visitas diárias aos beneficiários em suas residências, bem como mutirões junto as instituições que trabalham a pessoa idosa e com deficiência.Foram realizados mutirões no CRAS ÁFRICA e no Núcleo de Atenção Especial – NAE no início de dezembro. “Existe o planejamento para dar continuidade aos mutirões junto aos grupos de convivência da pessoa idosa ligados ao Api Conviver”, informou a coordenadora.