Centro POP realizará festa Natalina

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), através do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), irá realizar a festa de confraternização do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que será realizada dia 15 de dezembro, a partir das 17h, na Rua 25 de dezembro, 968 - Praia do Meio.

De acordo com a coordenadora do Centro POP, Célia do Nascimento, o evento irá reunir coordenadores e funcionários da Semtas, assim como os usuários do serviço. “Haverá a leitura de mensagem natalina e também alguns depoimentos a serem feitos por beneficiados pelo Centro sobre as mudanças ocorridas em suas vidas após a assistência do programa. Neste momento de confraternização, iremos oferecer também um jantar”, destaca a coordenadora.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua é uma unidade pública e estatal de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento interpessoais e/ou familiares que gerem oportunidade de construção de novos projetos de vida.

A unidade é direcionado aos jovens, adultos, idosos, (crianças e adolescentes desde que estejam acompanhados de seus pais ou responsáveis), que utilizam as ruas como espaços de moradia e/ou sobrevivência. O acesso ao Centro se dá através da demanda espontânea e dos encaminhamentos do Serviço Especializado em Abordagem Social, de outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais e dos órgãos de Defesa de Direitos.

Os principais objetivos do Centro são Possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial; Contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento; Contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua; Promover ações para a reinserção familiar e/ou comunitária; Prestar atendimento à pessoas, famílias e seus membros, em situação de/na rua; Promover ações para a reinserção social e o fortalecimento dos vínculos familiares e a convivência comunitária; Prestar serviços de proteção social de média complexidade garantindo acolhimento, acompanhamento e atendimento de forma continuada.

O funcionamento do Centro se dá através da oferta de acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional composta por: assistentes sociais; psicólogos; advogados; pedagogos e educadores sociais, de modo a potencializar as demandas dos usuários, promovendo proteção e reparação às situações de violência vivida na rua.

O atendimento é prestado no Centro e os serviços devem funcionar em estreita articulação com os Creas, Cras, e outros serviços socioassistenciais, e de outras políticas públicas como: Itep, Poder Público, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras organizações no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.