Inaugurada a iluminação natalina da Praça Pedro Velho

Crédito da imagem: José Aldenir

As luzes, cores e magia do natal já podem ser vistos por toda a cidade, abrilhantando o período natalino na capital dos três Reis Magos. E um dos lugares que está atraindo a atenção de turistas e da população local é a iluminação da Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis, inaugurada no início da noite desta terça-feira (13), pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que estava acompanhada do Papai Noel.

A decoração natalina no local é formada por uma árvore de Natal instalada no centro da praça e de túneis de luz dispostos no seu entorno, pegando parte da Rua Trairi e parte da Avenida Prudente de Morais. Os túneis de luz foram formados com a utilização de cabos de aço que auxiliam a decoração feita com sinos suspensos. A Praça Cívica será um dos locais programados para o Grande Desfile de Natal.

“A iluminação deste ano na praça Pedro Velho, assim como a que está instalada em outros pontos da cidade, será um diferencial na programação natalina deste ano com uma série de eventos, como o Grande Desfile de Natal, que ocorrerá aqui mesmo nesta praça”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

Durante a inauguração, a chefe do executivo municipal natalense assistiu um ensaio de parte do que será o desfile na praça Cívica. Na ocasião foi apresentado o momento de abertura com os Anjos Anunciantes, com bailarinos da Companhia e do Grupo Clássico da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) e do Corpo de Baile do Ballet Municipal.

“São 50 anjos anunciantes que iniciam a apresentação do desfile deste ano que tem como tema ‘Estrela de Natal: a esperança’ e que a partir daí levam mensagens do bem, amizade, confraternização e de amor que deve existir entre as pessoas”, informou o diretor e o responsável pela concepção do desfile, Dimas Carlos.

Grande Desfile
A Praça Pedro Velho ganhará um destaque maior no período de 26 a 30 deste mês, quando será realizado no seu entorno o Grande Desfile de Natal, um espetáculo musical, visual e, sobretudo, coreográfico, com 170 bailarinos, entre alunos e profissionais do corpo de baile do Ballet Municipal e do Balé Popular de Natal, vinculados à Fundação Cultural Capitania das Artes, além de integrantes da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM). Outra inovação do desfile natalino é a presença de integrantes de três quadrilhas tradicionais da cidade. Ao todo, são mais de 300 participantes.

Além da iluminação da praça Pedro Velho, também se destaca as luzes da Árvore de Natal do Mirassol, o maior símbolo do período natalino na cidade, com uma estrutura de 128 metros de altura e com cerca de 180 mil lâmpadas, que dão um colorido e um destaque a mais na paisagem natalense neste período. A população da zona Norte também ganhou seu espaço iluminado com a instalação de uma árvore de natal de 64 metros de altura na área de lazer do Panatis.

Para incrementar ainda mais a decoração natalina, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) instalou uma ornamentação especial nas principais avenidas das quatro regiões da cidade, além de dois presépios instalados na Praça da Árvore em Mirassol e outro no viaduto do Quarto Centenário.

Lâmpadas led
As lâmpadas em led, utilizadas em toda decoração natalina da cidade, são bem mais econômicas e duradouras. Essa tecnologia proporciona até 80% de economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais.

Além da economia da energia, as lâmpadas led contribuem para preservação do meio ambiente, pois duram até cinco anos, gerando uma quantidade menor de lâmpadas substituídas e, automaticamente, depositadas ou descartadas na natureza.