CRAS África e Guarapes realizam comemorações natalinas

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), irão realizar comemorações natalinas beneficiando as comunidades assistidas.

As comemorações do CRAS África vão acontecer nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, com uma programação variada incluindo passeio ao Parque das Dunas e ao Engenho de Ceará-Mirim. No dia 13, às 14h00, cerca de 80 crianças e adolescentes da comunidade da África vão participar de atividades de lazer no Parque das Dunas. No dia seguinte, haverá uma atividade na sede do CRAS África, na Rua Conselheiro Tristão, s/n, África (Redinha), com 15 gestantes beneficiadas pelo Centro, que irão receber kits de enxoval e lanche. No dia 15, às 9h00, cerca de 50 mulheres e idosos vão visitar o Engenho de Ceará-Mirim.

As comemorações do CRAS Guarapes acontecerão nos dias 19 e 20, na sua própria sede, na Rua da Ribeira, 09 – Guarapes. No dia 19, às 9h00, cerca de 100 cidadãos terão a oportunidade de assistir apresentação de teatro, capoeira e do coral das crianças, e ainda participarão de dinâmicas em grupo. No dia 20, às 14h00, gestantes e idosos estarão envolvidos em atividades que incluem apresentação do coral de idosos, dinâmica de grupo intergeracional e apresentação do carimbo-rainha. Cerca de 80 cidadãos serão beneficiados com a ação neste dia.

No CRAS Nossa Senhora da Apresentação, haverá no dia 22, às 14h00, atividade para 180 pessoas (gestantes, idosos, crianças, adolescentes e suas famílias) no próprio Centro, localizado na Avenida das Fronteiras, nº 2101, Nossa Senhora da Apresentação. A programação inclui apresentação dos símbolos natalinos, apresentação de flauta com o grupo de crianças e coral com as crianças e profissionais do CRAS e leitura de mensagens natalinas.

As comemorações do CRAS Pajuçara serão no Conselho Comunitário do Conjunto Pajuçara II, no dia 14, às 14h00, reunindo 150 pessoas. Haverá apresentação de mensagem sobre o natal pela equipe do CRAS, musical de crianças das oficinas de flauta, peça teatral das crianças da oficina de teatro, coral de idosos e o de gestantes e momento de confraternização com depoimento de usuários.

O CRAS Passo da Pátria vai realizar duas comemorações de final de ano. Uma será na Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania do RN – ADIC, na Rua Ocidental de Bastos, 120, no dia 15 de dezembro, às 9h00, para 50 crianças e famílias, com apresentação de flauta, dinâmica, entrega de brinde e oficina de talentos. A outra comemoração será no dia 21, às 9h00, com 40 pessoas, na sede do CRAS do Passo da Pátria, com karaokê, contação de histórias, dentre outros.
No CRAS Planalto serão duas comemorações, no dias 14 e 16, sempre ás 9h00, na Rua Cônego Deoclides Diniz, nº 135, Planalto, reunindo nos dois eventos mais de 100 pessoas com apresentações culturais variadas.

O CRAS Felipe Camarão irá realizar no dia 19, às 9h00, atividades para 30 gestantes na Maternidade e Unidade Mista de Felipe Camarão, com entrega de enxovais. O mesmo acontecerá no dia 20, às 14h00, para outras 30 gestantes, na Unidade de Saúde de Felipe Camarão, na Rua Sta Cristina, s/n.
E no dia 22, às 15h00, o CRAS Salinas realizará para 180 pessoas, no próprio Centro, encerramento das atividades do ano com apresentação das oficinas de flauta, teatro, capoeira, amostra cultural com todos os grupos, coral com grupo de idosos e encerramento com a entrega de lanche.

Saiba mais sobre os CRAS:
O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma unidade política de assistência social cujas atividades estão inseridas no Departamento de Proteção Social Básica – DPSB e constitui um espaço de referência para todos os serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social.

O município do Natal conta com oito unidades e três equipes de Proteção Social Básica, as quais atuam como porta de entrada das famílias usuárias da Assistência Social. O CRAS promove o acesso desse público a serviços, programas e benefícios. São eles: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ProJovem, Cadastro Únic/Bolsa Família, BPC e Api Conviver.