Titular da Semtas conhece modelo de gestão dos bairros de Lisboa

Crédito da imagem: João Maria Teixeira

Titular da Semtas conhece modelo de gestão dos bairros de Lisboa

A secretária de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) da Prefeitura do Natal, Rosy de Sousa, visitou na manhã desta segunda-feira (29) a sede da GEBALIS – Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa - para conhecer a experiência de sucesso ocorrida em Lisboa que, num prazo de dez anos, conseguiu erradicar as favelas da cidade.

Durante a visita, o presidente da GEBALIS, Luís Natal Marques, apresentou para a comitiva natalense as ações do poder público lisboeta para a reestruturação de bairros, realocação de famílias e, principalmente, na agilidade dos processos de urbanização e moradia nas áreas antes ocupadas por barracos.

No encontro, Rosy de Sousa destacou a deficiência habitacional existente em Natal, bem como no resto do Brasil, e firmou um protocolo de intenção para cooperação técnica entre as duas cidades tornando a capital potiguar beneficiária do modelo vitorioso adotado em Lisboa para a melhoria da qualidade de moradia de seus habitantes. “A GEBALIS é hoje referência de gestão habitacional no mundo e claro que pode agregar nesta área tão importante” declarou a secretária.

O presidente da GEBALIS acrescentou que “é plenamente possível e eficaz o desenvolvimento social, de educação ambiental, conservação do patrimônio e integração profissional da população”.

Após o encontro, Rosy de Sousa conheceu as unidades habitacionais construídas pelas cooperativas financiadas pela GEBALIS.