Programa Justiça e Escola promove capacitação para professores da rede

O Programa Justiça e Escola, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), reuniu professores da rede para participar da VII Ação Formativa e o III Intercâmbio Pedagógico. O evento teve início na terça (06) e segue até esta quarta-feira (07), no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), situado na Avenida Rio Branco, Cidade Alta.

A solenidade de abertura contou com a presença da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora do Programa Justiça e Escola, da secretária adjunta de Gestão Escolar, Eliana Torres, que representou a SME.

A secretária adjunta de Gestão Escolar destacou a importância da parceria do TJ-RN com a SME. “Essa parceria é muito importante, pois já são 65 unidades de ensino participantes do programa que tem como metodologia “O caráter conta”, abordando valores indispensáveis à convivência entre as crianças na escola e na sociedade. Estamos criando nos nossos alunos questões que são tão ausentes e formando caráter”, afirmou.

Durante a solenidade, um grupo de alunos das escolas municipais Laércio Fernandes, Laércio Fernandes, Francisca Ferreira e Berilo Wanderley realizaram apresentações artísticas. De acordo com o professor Edson Moura, da Escola Municipal Laércio Fernandes, os alunos apresentaram o Projeto Tocando e Cantando Poesia e declamaram vários trechos de poemas de Clarice Lispector, Olavo Bilac e Cecília Meireles.

Segundo a coordenadora do Programa Justiça e Escola pela SME, Luzia Valentim, 190 educadores da rede municipal participam de oficinas pedagógicas sobre os pilares como responsabilidade, respeito, senso de justiça, sinceridade, zelo e cidadania. Com intuito de socializar ações, planejamentos, jogos, dinâmicas, perspectivas e valores.

Durante o intercâmbio pedagógico, 12 escolas contaram suas experiências, dificuldades e como conseguiram superá-las. A professora Sônia Maria Dantas Medeiros, da Escola Municipal Maria Madalena, apresentou o Projeto Tutoria, que consiste em promover o acompanhamento sistemático das turmas. “Cada professor é responsável por uma turma e fazer o relato do dia. Depois passamos todas as informações para o tutor daquela turma, que vai tomar conhecimento dos problemas, buscar soluções e acompanhar o rendimento da turma”, disse.