Iluminação da Árvore de Mirassol abre o Natal em Natal

Crédito da imagem: José Aldenir

A cidade do Natal ganhou na noite desta terça-feira, 6, um brilho especial gerado por cerca de cento e oitenta e seis mil lâmpadas dispostas num só local. O espetáculo de luzes e cores é proporcionado pela Árvore de Mirassol que foi ligada pela prefeita Micarla de Sousa marcando a abertura oficial do Natal em Natal. Milhares de pessoas se deslocaram até a Praça da Árvore para acompanhar  o início das festividades natalinas e  a chegada de Papai Noel.

Junto com a árvore, símbolo maior do período natalino, também foram ligados a casinha do Papai Noel e o Presépio de Natal, similar ao instalado nos jardins do Viaduto do 4º Centenário, representado por figuras de anjos, José, Maria e o Menino Jesus. A expectativa é de que o árvore atraia um grande número de pessoas como ocorreu no ano passado.

"Este ano procuramos criar uma série de eventos de forma diferenciada no Natal em Natal, que com certeza identificará bem melhor o espírito natalino na cidade, simbolizada pelas luzes da Árvore do Mirassol e também as que estão instaladas em Ponta Negra e na área de lazer do Panatis”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

A árvore, que foi desligada há dois meses para manutenção, depois de passar o ano aceso, voltou à cena com a imponência dos seus 126 metros de altura. No entanto, o seu visual traz duas novidades: mais uma cor de luz (a azul) e o efeito que o jogo de luzes irá proporcionar na visão das pessoas dando a impressão de estar nevando na árvore.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Mounarte Medeiros, revela que afora as duas inovações, a árvore mantém a mesma altura (126m) e o mesmo número de luzes (186 mil lâmpadas) do tipo led. O detalhe curioso apontado pelo secretário é que, segundo a empresa ganhadora da licitação da decoração natalina – a Enertec - a maior árvore do mundo é a de Natal. “Em 2010, perdemos o título para a cidade de Aracaju que este ano não irá armar a sua árvore”.

Dentro da programação do Natal em Natal, a árvore de Mirassol representa um espaço de convivência durante o período natalino, tanto para população como também para os turistas que visitam a cidade neste período. O local, onde funciona também o Centro Municipal de Artesanat, serve de palco para as apresentações culturais organizadas pela Capitania das Artes e pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal. A expectativa é de que a árvore possa atrair um público diário em torno de 3 mil pessoas.