CCZ intensifica campanha contra a raiva em Natal

Para que Natal continue sem registrar casos de raiva humana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal intensificará, a partir desta terça 6, a campanha de vacinação antirrábica nos bairros onde os índices da cobertura vacinal não foram atingidos no Dia D (26/11), objetivando alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 80% da população canina existente no Município.

Este ano, o CCZ trabalhou com a previsão de vacinar somente no dia D aproximadamente 70 mil animais, incluindo cães e gatos, entretanto, em algumas localidades a quantidade de animais vacinados ficou abaixo do esperado. Portanto, foram planejadas estratégias para que nessa campanha, que se encerra dia 10 deste mês, a meta de vacinação seja obtida. Para isso, o CCZ disponibiliza equipes para visitar e vacinar em domicílios, nos bairros onde o número de animais vacinados não alcançou o percentual estabelecido.

Nesta fase, os bairros que serão visitados pelos profissionais de saúde são os das zonas Norte em Nossa Senhora da Apresentação e Oeste em Felipe Camarão, onde foram registrados casos de raiva em morcego, recentemente. As pessoas que ainda não vacinaram seus cães ou gatos terão a oportunidade de imunizá-los contra a raiva. Depois da campanha, a sede do CCZ continua com um posto de vacinação durante todo o ano.

Segundo o coordenador geral da campanha, o médico veterinário, Diógenes Soares, é importante que os donos de cães e gatos aproveitem este momento e vacinem seus animais de estimação para protegê-los dessa gravíssima zoonose (doença).

O coordenador Diógenes ressalta ainda, a importância da campanha de vacinação como a medida mais eficaz no controle e na prevenção da raiva, principalmente porque, em Natal, foram confirmados casos em morcegos, neste ano, o que indica a presença do vírus rábico circulando em nosso município e, caso não seja alcançada a meta de vacinação, poderemos ter raiva em animais de estimação e, conseqüentemente, haverá casos em humanos, completou.

“Há 27 anos não ocorre óbito por raiva humana no nosso município, graças à população do Natal que leva anualmente seus cães e gatos para vacinação antirrábica. As equipes do CCZ têm empenhado todos os esforços para que possamos alcançar a meta de vacinação e continuar evitando casos de raiva nos nossos animais de estimação e, conseqüentemente, na nossa família”, afirma o coordenador.