9ª Conferência da Criança e do Adolescente discute Direitos e Proteç&atild

Crédito da imagem: Oldair Vieira

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e o  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) finalizam hoje (29), a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na Avenida Coronel Estevam, 3705, Bairro Nazaré.

“Esse está sendo um importante momento de discussão e debate. Acreditamos que por meio da ação em conjunto alcançaremos ainda mais conquistas e melhorias na Rede Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, destaca o titular da Semtas, Alcedo Borges.

A Conferência teve início nesta segunda-feira (28) com o Tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Município de Natal”. A solenidade de abertura do evento contou com a participação do Secretário da Semtas, Alcedo Borges, e de representantes do Comdica, Vara da Infância e Juventude  e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do RN.

Em seguida houve a leitura e aprovação do Regimento pela vice-presidente do Comdica, Joana D’Arc Varela de Souza, seguida de palestra sobre “Informações e reflexões sobre os eixos orientadores do Plano Decenal”, proferida pelo Pe. Antonio Murilo de Paiva (CONSEC).

Na parte da tarde a programação contou com apresentação do Coral da Escola Nossa Senhora da Soledade, além de palestra sobre os 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e outra sobre Direitos Humanos.

Participam da Conferência Municipal 200 delegados de instituições filiadas ao Comdica, profissionais de ONGs e de secretarias da Prefeitura do Natal, além de crianças e adolescentes que participaram da pré-conferência. “Esta Conferência é uma preparação para as Conferências Estadual e Nacional”, destaca o titular da Semtas.

Nesta terça-feira (29), a programação inclui oficinas com os seguintes
temas: “Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente”, “Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”, “Protagonismo e participação de Criança e Adolescente”, “Controle Social da Efetivação dos Direitos”, e “Gestão de Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.

Confira a programação para esta terça-feira:

2º Dia – 29/11 – Manhã

8h30 – Apresentação cultural: Chorinho – Crescendo com Deus
9h – Oficinas:
Eixo 01: Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Facilitadora:
Anna Luiza Lopes Liberato)
Eixo 02: Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
(Facilitador: Luciano Ferreira Oséas)
Eixo 03: Protagonismo e participação de Criança e Adolescente
(Facilitadora: Keila de Albuquerque Lopes Moreira)
Eixo 04: Controle Social da Efetivação dos Direitos (Facilitadora: Zilda
Limeira)