SAMU de Natal prepara atendimento especial para o Carnatal

Cerca de 120 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde deverão compor a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para a 21ª edição do Carnatal, que acontecerá de 01 a 04 de dezembro, no entorno do antigo estádio Machadão, onde terá sua estrutura, montada ao lado da Avenida Prudente de Morais, no bairro de Lagoa Nova.

Segundo o coordenador administrativo do Samu, Rodrigo Azevedo, essa parceria é feita com a Destaque Promoções e Eventos, agência responsável pela organização do evento.

“É uma parceria pública e privada que a Destaque Promoções e Eventos realiza com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, onde a Secretaria Municipal de saúde disponibiliza médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para dar todo o suporte em serviço de saúde ao evento, desde urgências até emergências.

Ainda de acordo com o administrador, Rodrigo Azevedo serão implantados dois hospitais de campanha, que é uma área montada com tenda, contendo uma sala de reanimação (emergência), uma sala de sutura e um área para triagem para que os foliões sejam levados até a unidade, em casos de excesso de ingestão de bebidas alcoólicas, cortes, pacientes com parada respiratória, ou que necessitarem tomar soro e qualquer outro tipo de urgência ou emergência.

Os foliões que não puderem ser atendidos no local serão levados até sua unidade credenciada, os que possuem planos de saúde. Já os pacientes sem planos, poderão ser encaminhados para hospitais do município ou do estado como, o Hospital dos Pescadores, Hospital Maria Alice Fernandes, o Sandra Celeste e o serviço de Pronto - atendimento de Mãe Luiza. Os casos graves serão encaminhados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel ou Hospital Dr. Deoclécio Marques, em Parnamirim.

Os hospitais de campanha estarão inseridos em pontos estratégicos do Carnatal. Um por trás do restaurante Mangai, na rua Otto de Brito Guerra com a avenida Prudente de Morais, que terão duas ambulâncias de suporte básico, composto de dois médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem e o outro de suporte avançado (UTI) com 1 médico 2 enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, vizinho ao Kartódromo Geraldo Melo.

Em todo o percurso do evento, o Samu de Natal estará disponibilizando sete ambulâncias pequenas com técnicos de enfermagem para atender os foliões.