Dia "D" da vacinação antirrábica é realizada com grande partic

A campanha nacional de vacinação antirrábica foi aberta neste sábado (28), no supermercado Nordestão, em Tirol pela secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo do Socorro Lima Nogueira. Organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZ), a campanha tem como objetivo  vacinar cerca de 70 mil animais entre caninos e felinos acima de três meses de idade do município de Natal.

A campanha que tem como slogan “Cães e Gatos Vacinados, Família, Protegida e Feliz”, disponibilizou 181 postos de vacinação neste dia “D” em toda a cidade. A vacinação foi iniciada no dia 10 de novembro e prossegue até o dia 10 de dezembro no CCZ.

Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Diógenes Soares, um dos objetivos da campanha é vacinar o maior número possível de cães. “Como o cão é o maior transmissor da doença, a meta para este campanha é vacinar cerca de 80% dos cães de Natal, para prevenir os animais da raiva e sua transmissão ao humano. Há cerca de 27 anos não diagnosticamos nenhum caso de raiva em humano na cidade de Natal”, destacou.

Maria do Perpétuo do Socorro destaca a importância da população levar seus animais para serem vacinado. “A Campanha que iniciou no dia 10 de novembro, e o Dia “D”, tem como objetivo lembrar a população da importância de levar seus animais para serem vacinados para que tantos eles quanto nós possamos ficar protegido contra a doença, ” destacou.

A chefe da Vigilância Epidemiológica do estado, Kristiane Fialho, presente a abertura da campanha e destaca a contribuição que o estado está dando a Secretaria Municipal de Saúde na realização da campanha. “A Secretaria Estadual de Saúde está apoiando o município de Natal e os 166 municípios do Rio Grande do Norte. As regionais estão apoiando os seis municípios da região metropolitana, disponibilizamos dois técnicos da Vigilância Ambiental, para darem todo o suporte que for necessário no dia “D” e também estamos disponibilizando dois técnicos da Vigilância Ambiental nos municípios de Parnamirim, São Gonçalo e Extremoz”, destacou Kristiane Fialho.

O morador do bairro das Rocas, Wilson da Serra Melo, trouxe sua cachorrinha Luana, que tem um ano, para ser vacinada, minutos logo após a abertura da campanha e comenta a importância dessa vacinação. “Trouxe a Luana para ser vacinada logo cedo, pois à tarde levarei outra cachorrinha que tenho para ser vacinada também. Acho muito importante todos os animais serem vacinados, assim ficamos protegido contra a raiva e também protegemos nosso animal”, destacou Wilson Melo.

O motorista, Laércio Domingos foi outro que levou seus animais para vacina. “Acho muito importante vacinar meus bichinhos. Tenho dois cães, um se chama Robbi de quatro anos e outro é uma fêmea que se chama Preta, de cinco anos. Já vacinei os dois e agora eles estão protegidos”, destacou

A SMS lembra que, quem não pôde vacinar seu bicho de estimação no sábado, deverá levá-lo para ser vacinado no Centro de Controle de Zoonose que fica localizado avenida das Fronteiras, 3, no bairro de Santa Catarina.

Também estiveram apoiando a campanha a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, a escola de enfermagem Ana Nery e a Marinha.