Semtas realiza capacitação para profissionais do Projovem

Na próxima terça-feira (30) será dado início ao processo de capacitação dos 55 profissionais temporários, contratados para atender ao segundo ciclo do Programa Projovem Adolescente. Em Natal, o programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) e conta com 82 coletivos, que funcionam em 16 localidades ligadas aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e atendem 2.050 jovens entre 15 e
17 anos.

O primeiro ciclo do Programa começou em 2008 e durou até junho desse ano, e os trabalhos foram voltados para cidadania e convivência social; juventude no ambiente; esporte; lazer; e ainda momentos de discussão sobre os direito garantidos pelo Estatuto da Criança e do adolescente- ECA.

Para este segundo ciclo do Programa, foram contratados temporariamente 21 orientadores sociais, 21 orientadores profissionais e três facilitadores culturais nas áreas de Artes Plásticas, Capoeira e Dança. Além desse total de 45 profissionais, que assumirão de imediato, outros dez orientadores profissionais e sociais suplentes estarão participando do processo de capacitação, que deverá habilitar esses 55 selecionados à formação para o mercado
de trabalho dos jovens atendidos pelo programa.

No dia 30 de junho, os selecionados deverão receber a maior bagagem de informações sobre o programa, já que a capacitação será durante a manhã e a tarde, seguindo pelos dias 1, 2 e 3 de julho, somente no período da manhã.
Entre os pontos abordados estão: O que é o programa; Como ele funciona; Como encaminhar o adolescente aos serviços de assistência psicossocial de acordo com suas necessidades; e informações sobre os CRAS.

> Com o tema central “Formação para o mercado de trabalho”, o ciclo deverá preparar o jovem para enfrentar os desafios que o mercado de trabalho impõe. “Os jovens receberão informações, por exemplo, sobre como elaborar um currículo, procurar emprego, postura profissional e ética profissional”, afirma a coordenadora do Projovem Adolescente, Selma Estevam. Entre os trabalhos importantes em desenvolvimento nos coletivos está o plano de ação,
onde os alunos realizam pesquisas e elaboram projetos sobre os campos de trabalho, e a inclusão digital.

O próximo passo a ser implantado no ciclo II, é incluir os jovens que fazem parte do Programa Bolsa Família. “Temos que agir com integração nas ações sociais, e nada mais justo do que inserir no Programa os jovens que fazem parte do Bolsa Família e que esperam por uma chance para mudar de vida”, explica a gestora da SEMTAS, Rosy de Sousa.

Durante o período de capacitação dos novos contratados, foi concedido recesso aos jovens do programa, tempo necessário para que os profissionais possam assumir suas designações e direcionar seus trabalhos, que começam no dia 6 de julho e continuam até 31 de dezembro. Nesse período de seis meses , serão realizadas plenárias semanais com os alunos do programa e educadores para avaliar os resultados alcançados com os trabalhos desenvolvidos.