Prefeita do Natal recepciona comitiva que participará do II EELP

A partir desta quarta-feira,23, as diversas culturas do universo lusófono estarão reunidas na capital potiguar para participar do II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal (EELP), que prossegue até a próxima sexta-feira. O evento será realizado na sede da Academia Norte-rio-grandense de Letras. Dando as boas vindas à comitiva de embaixadores, escritores e jornalistas que participarão do evento, na manhã desta quarta-feira, a prefeita do Natal Micarla de Sousa fará uma recepção no Salão Nobre, no Palácio Felipe Camarão, às 10h.

Para a chefe do executivo municipal, o EELP fará de Natal a capital da cultura do País, servindo ainda para mostrar aos visitantes as potencialidades da capital potiguar como destino turístico. “Fico muito lisonjeada em transformar a nossa Cidade do Sol na Capital da Língua Portuguesa, durante esses três dias de evento que visa reunir a cultura lusófona”.

O ENCONTRO

Entre os temas que serão debatidos durante o encontro estão “Poesia Escrita Para a Música”, tendo como conferencista o cantor Gabriel o Pensador; “O Estado e a Evolução da Língua Portuguesa”, pelo conferencista o professor catedrático Carlos Reis, diretor do Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras de Coimbra e Literaturas de Viagens, que terá como conferencista o escritor angolano Manuel Rui, ex-reitor da Universidade de Luanda e ministro do governo de Angola.

Dia 23 de Novembro (Quarta-feira):

Poesia Escrita para a Música, que permitirá, nomeadamente, a reflexão sobre temas como a poesia utilizada nas letras do Samba e do Fado, e as tendências da poesia dos diferentes universos musicais que compõem a lusofonia.

O conferencista deste tema será o conhecido cantor Gabriel o Pensador.

Dia 24 de Novembro (Quinta-feira):

O Estado e a evolução da língua portuguesa, na qual poderão, nomeadamente, ter lugar intervenções sobre as diferentes perspectivas de utilização da língua no mundo lusófono; bem como a reflexão sobre as estratégias de afirmação da nossa língua comum, como forma de valorização do nosso patrimônio literário, cultural e da lusofonia.
O conferencista deste tema será o Professor Catedrático Carlos Reis, Director do Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras de Coímbra.

Dia 25 de Novembro (Sexta-feira):

Literatura de viagens, refletiremos sobre crônicas e descrições de viagens de ontem e de hoje, das viagens através dos livros. A viagem entendida nas mais diversas formas, como itinerário turístico, literário e interior, que propicia o encontro do Outro e contribui para um melhor conhecimento da nossa identidade, da relatividade dos quadros mentais e culturais, logo de um melhor conhecimento do mundo e da própria
O conferencista deste tema será o escritor angolano Manuel Rui que já foi reitor da Universidade de Luanda e Ministro do Governo de Angola.

MEMÓRIA

O I Encontro de Escritores da Língua Portuguesa (EELP) transformou Natal, de 28 a 30 de abril de 2011, na “Capital do Português”, o quinto idioma mais falado do planeta. Recebemos em nossa cidade a fina flor dos que constroem, com as 26 letras de nosso alfabeto, o melhor da literatura, em forma de contos, romances, jornalismo e poesia.

A grande repercussão do evento, com cerca de 1.500 inscrições e em torno de 800 pessoas lotando diariamente o Teatro Alberto Maranhão, durante todos os debates, palestras e apresentações, confirmaram o sucesso da iniciativa da Prefeitura do Natal em organizar o EELP em nosso município.

Tudo graças ao trabalho fundamental realizado pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), em parceria com a União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA). Beneficiando um público formado por estudantes, jornalistas, professores, escritores e pessoas vindas das mais diversas áreas, com o interesse comum de beber da fonte dos grandes literatos de nosso idioma.

O evento estimulou nossa produção literária, celebrando ainda a união das diferentes culturas dos países nos quais se fala o português e marcou a assinatura da Lei de Incentivo à Leitura Literária, mais uma ferramenta que irá estimular as crianças de nossas escolas a buscarem o saber através da boa literatura, criando espaços em salas de aula e bibliotecas.

A troca de informações enriqueceu o debate e mais de 30 nomes de Angola, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné Bissau e Timor Leste, sem contar os brasileiros, representados em sua plenitude por nosso grande escritor João Ubaldo Ribeiro, deram brilho especial às discussões e às homenagens feitas durante o evento.