Coral Sons da Terra é destaque durante abertura oficial do 17° ENCONAT

Uma retrospectiva para contar uma história de 20 anos. Dessa forma aconteceu a participação do coral “Sons da Terra” durante solenidade de abertura do 17º Encontro Nacional de Corais da Cidade do Natal (ENCONAT) e o 9º Encontro Nacional de Coros em Natal, que aconteceu na noite desta quarta-feira (16), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE). O coral formado exclusivamente por professoras da rede municipal de educação da Prefeitura Municipal de Natal comemora duas décadas de existência, tem como regente a professora Rosângela Albuquerque.

O evento O evento é o maior realizado na cidade e tem como objetivo a promoção e difusão da arte e da cultura por meio do estímulo á prática do canto coral, foi aberto pelo secretário municipal de Educação de Natal, José Walter da Fonseca, que representou a prefeita Micarla de Sousa. O titular da SME saudou todos os presentes e destacou a ousadia da regente Rosângela Albuquerque pela iniciativa criar um grupo coral e também o encontro que reúne coralistas de várias partes do Brasil.

Simone Linhares é professora de Português há 11 anos na Escola Municipal Terezinha Paulino. Há sete anos ela participa do coral. Conta que ensaia duas vezes por semana, e que sempre gostou de estudar música. Quando apareceu a oportunidade de participar do “Sons da Terra”, não perdeu tempo. “É muito importante a realização desse evento. É o grande evento de corais da cidade. Aqui acontece uma grande troca de experiência”, disse.

Foram inscritos no total 49 corais, sendo 35 de Natal, quatro do interior do RN, além de representantes de Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Maceió (AL). Na primeira noite subiram ao palco do CEMURE, o Sons da Terra, Coral Fera do CDF, Vozes do Potengi, Coro Soarte, Coral Saúde em Canto, Coral Clarear, Coral Complexo Cultural de Natal, Coral Ima em Canto (Maceió) e Coral Vox.

Estão programados quatro concertos oficiais, sendo um por dia, e sempre às 19h30 no auditório do CEMURE. Outras atividades também estão como o Tralalando no ENCONAT, que consiste em sessões infanto-juvenis, no dia 17 às 15 horas na Escola Municipal Maria Cristina Ozório Tavares, no bairro de Felipe Camarão, e no dia 18 às 14 horas, na Escola Municipal Ascendino de Almeida, no bairro Pitimbu.

Ainda dentro da programação o Coral Fera do CDF se apresenta no dia 17, às 17 horas no Shopping Midway Mall, enquanto no dia 18 a partir das 16 horas no Parque das Dunas, se apresentam o Coral do Projeto Tralalá, Coral Harmonia (CE), Coral do SINTE-RN, Coral Moenda do Canto (CE) e a Orquestra de Violões da UFRN.