II Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa reúne em Natal representantes de dez p

Os vários sotaques da língua portuguesa ecoarão novamente no berço de Luís da Câmara Cascudo e Américo de Oliveira Costa, desta feita de 23 a 25 de novembro de 2011, no II Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal, que vai ocorrer na Academia Norte-rio-grandense de Letras, localizada na rua Mipibu, 443, em Petrópolis.

A iniciativa é da União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), com o apoio da Prefeitura de Natal, por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes. O encontro decorrerá nestes três dias, iniciando-se no dia 23, de 14h até às 19h, e nos dois outros dias, das 15h às 19h. O I Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa ocorreu de 28 a 30 de abril de 2010, no Teatro Alberto Maranhão (TAM).

Conforme o presidente da Capitania das Artes, Roberto Lima, Natal terá a oportunidade de conhecer as diversas culturas do universo lusófono, uma vez que ao longo de sua história Portugal recebeu a presença de povos de vários continentes, como celtas, árabes, visigodos e romanos. “A diversidade vocabular lusófona é de uma riqueza invulgar e só vai enriquecer os nossos intelectuais e estudantes”, aposta Roberto Lima.

Para tornar o encontro ainda mais atraente, a Uccla e a Prefeitura terão novamente como parceiros a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Potiguar (UnP). O convite também é extensivo à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e às faculdades particulares. “As diferentes tendências que a língua portuguesa vem sofrendo resulta nesta diversidade vocabular tão importante”, ressaltou o presidente da Capitania das Artes.

Programação

O II EELP traz a debate no dia 23 o tema “Poesia escrita para a música”, que permitirá a reflexão sobre temas como a poesia utilizada nas letras do Samba e do Fado, e as tendências da poesia dos diferentes universos musicais que compõem a lusofonia. O conferencista deste tema será o rapper Gabriel o Pensador.

“O estado e a evolução da língua portuguesa” será o tema a ser discutido no dia 24, no qual poderão ter lugar intervenções sobre as diferentes perspectivas de utilização da língua no mundo lusófono, bem como a reflexão sobre as estratégias de afirmação da nossa língua comum, como forma de valorização do patrimônio literário, cultural e da lusofonia. Expõe o tema o professor catedrático Carlos Reis, diretor do Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras de Coimbra.

Fechando o II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa em Natal, no dia 25 teremos o tema “Literatura de viagens”, o qual abordará reflexões sobre crônicas e descrições de viagens de ontem e de hoje, por meio dos livros. A viagem entendida nas mais diversas formas, como itinerário turístico, literário e interior, que propicia o encontro do Outro e contribui para um melhor conhecimento da nossa identidade, da relatividade dos quadros mentais e culturais, logo de um melhor conhecimento do mundo. O escritor angolano Manuel Rui, ex-reitor da Universidade de Luanda e Ministro do Governo de Angola, será o conferencista.

Confirmações

Dada a importância e a grandeza do encontro, todos os países lusófonos estarão representados por escritores, quais sejam Angola (3), Cabo Verde (4), Guiné-Bissau (1), Macau (2), Moçambique (3), Portugal (5), São Tomé e Príncipe (1) e Timor (1), além do Brasil que contará com as presenças de Conceição Flores (RN), do presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima (RN); Laurence Bittencourt (RN), Luis Ricardo Magalhães (DF), Luisa Nóbrega (RN) e do presidente da Capitania das Artes, Roberto Lima de Sousa (RN). Cada escritor responsabiliza-se por apresentar uma comunicação escrita ao II EELP, em um único dos 3 temas em debate à sua escolha.

A imprensa portuguesa também fará a cobertura do II EELP. Já confirmaram presença a revista Visão, o Jornal de Letras, Jornal de Notícias e o jornal Sol. A empresa Cunha Vaz, associada da UCCLA, dará maior amplitude comunicacional possível em Portugal e nos países lusófonos.