Guarda Municipal reforça segurança nos cemitérios no Dia de Finados

A Prefeitura do Natal montou uma operação especial para a quarta-feira (2), Dia de Finados, com uma equipe de 70 guardas municipais distribuídos nos oito cemitérios públicos para assegurar a segurança das pessoas que circularam pelos equipamentos s e  reforço na equipe de garis para agilizar a limpeza. Nas semanas que antecederam o Dia de Finados, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), responsável pela administração dos equipamentos públicos, realizou um trabalho de recuperação físico dos oito cemitérios.

“Nossas equipes realizaram a limpeza, pintura geral, além de recuperação da iluminação pública, até porque o funcionamento neste feriado se estendeu na maioria dos casos, até às 20h”, informou Kerginaldo Alves, que responde pelos cemitérios da cidade.

Alecrim
O mais tradicional cemitério de Natal, o do Alecrim, este ano recebeu atenção especial pelo fato de estar inserido dentro das comemorações pelo centenário do bairro, comemorado no último dia 23 de deste mês com grande festa. “Realizamos uma grande reforma e revitalização do piso das ruas, construção de banheiros para o público visitante, além do seu tombamento, através de decreto assinado pela prefeita Micarla de Sousa e o titular da Semsur, Cláudio Porpino, nesta terça-feira (1)”, informou a gestora do cemitério do Alecrim, Cláudia Alves.

No cemitério Parque de Nova Descoberta, assim como ocorreu nos demais, a visita dos cidadãos natalenses transcorreu de forma tranquila. O administrador do local, Cláudio Andrade Campos informou que aproximadamente 15 mil pessoas passaram por Nova Descoberta neste dia de finados. “Até às 20h as pessoas puderam visitar os cerca de seis mil túmulos e covas, além de participar de missas celebradas várias vezes ao dia”, informou o administrador Cláudio Andrade.

Nem a chuva que caiu rapidamente durante à tarde afastou as pessoas dos cemitérios, que traziam flores, ramalhetes, coroas, velas, muitos destes comprados na entrada, em barracas montadas estrategicamente para não atrapalhar o fluxo de pessoas e veículos, monitorado por agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).