Prefeita entrega reforma e tombamento do cemitério do Alecrim

Dentro das comemorações pelos 100 anos de fundação do bairro do Alecrim, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, assinou no final da tarde desta terça-feira (1), o decreto de tombamento do cemitério do Alecrim. A solenidade ocorreu na área do cemitério, localizado entre as ruas Tenente Alberto Gomes, Manoel Vitorino e as Avenidas Fonseca e Silva e Governador Rafael Fernandes. Na oportunidade, a chefe do executivo municipal natalense também entregou a reforma do equipamento urbano.

“No dia de hoje, devolvemos para população de Natal um importante espaço de culto à memória de nossa cidade, onde estão sepultadas importantes personalidades da história natalense”, destacou a prefeita Micarla de Sousa, logo após assinar o decreto de tombamento e descerrar a placa alusiva à reforma do cemitério.

Serviços

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Cláudio Porpino, com a reforma e revitalização, o cemitério do Alecrim teve parte do piso de suas ruas reformado e a construção de dois banheiros para o público visitante. “Também reformamos a área administrativa, como por exemplo o banheiro dos funcionários, além de termos feito uma pintura geral ao redor de todo o muro do cemitério e construído uma praça”, informou o titular da Semsur.

Já o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Roberto Lima, disse que o tombamento do cemitério do Alecrim preservará para o futuro e as próximas gerações um importante patrimônio histórico da cidade. “Com este decreto, este equipamento urbano não pode sofrer quaisquer intervenções sem a prévia deliberação do Conselho Municipal de Cultura e a aprovação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb)”, informou o presidente da Funcarte.

Antes da solenidade, a prefeita Micarla de Sousa aproveitou para visitar as obras realizadas no local, tendo passado por túmulos de personalidades famosas, como do ex-governador do RN Pedro Velho de Albuquerque Maranhão. Além dele, outras figuras famosos da história natalense também se encontram sepultados no local, como Câmara Cascudo, o padre João Maria, o ex-presidente da República João Café Filho, o médico Januário Cicco, entre outros. O Cemitério do Alecrim foi fundado em 1856, sendo o primeiro da cidade.

Dia de finados

A reforma e revitalização do cemitério do Alecrim, segundo o secretário da Semsur, Cláudio Porpino, também preparou o local para o dia de finados, que acontece nesta quarta-feira (2). Durante todo o dia, zeladores e parentes de pessoas sepultadas estavam pintando ou lavando os túmulos dos seus familiares sepultados. Na parte externa, muitas pessoas já montavam suas barracas para venda de flores e velas.

De acordo com o guarda municipal Lanuce Gomes Câmara, durante o dia de finados estarão atuando nos cemitérios de Natal cerca de 40 guardas. “Nos demais dias da semana também fazemos rondas ostensivas periódicas nos cemitérios”, informou o guarda municipal Lanuce.