SMS realiza oficina de planejamento para Plano Municipal de Saúde para 2012

Visando a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando a Oficina de Planejamento para o Plano Municipal de Saúde do ano de 2012. A oficina acontece nesta segunda (31) e terça-feira (1), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), e conta com a participação de cerca de 150 pessoas, entre servidores, gestores, Conselho Municipal de Saúde e Arquidiocese de Natal.

De acordo com a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS, Ariane Rose Macedo, o Plano Municipal de Saúde é válido por quatro anos, mas as ações devem ser planejadas para que a real necessidade da população seja verificada e atendida. “Fazemos uma análise situacional para diagnosticar o que pode ser feito, mas o principal objetivo do Plano é refletir a garantia do acesso e a qualidade de todo o sistema de saúde, que vai desde a atenção básica até a média complexidade”, explica.

Ariane Rose Macedo ressalta que a oficina está sendo realizada com antecedência na perspectiva de que as ações possam ser implementadas desde o início do próximo ano. “Estamos esperançosos de que 2012 seja um ano de muitas possibilidades para que possamos cumprir o nosso papel enquanto gestores plenos do sistema municipal de Saúde”, conclui a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS, acrescentando que a participação de membros da Arquidiocese de Natal na oficina se deve ao fato de que a Campanha da Fraternidade de 2012 tem a saúde como tema.

Na oficina, serão discutidos os eixos de Atenção Integral à Saúde e de Gestão Estratégica e Participativa no SUS. Dentre as prioridades tratadas nos eixos estão: o fortalecimento da atenção básica; a atenção integral à saúde das populações por ciclo e gênero; atenção às pessoas em situações especiais de agravos; linhas de cuidados estratégicos na atenção básica; atenção especializada em saúde; assistência farmacêutica; assistência laboratorial; vigilância em saúde; promoção à saúde; gestão do trabalho e da educação permanente em saúde, dentre outras.