Alunos e professores se transformam em artistas no palco da XIII Marco

Dentro da programação da XII Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento (Marco) da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), um espaço é dedicado às artes. Durante todo o dia alunos e professores da rede municipal de ensino sobem ao palco para apresentações artísticas. A proposta é apresentar para o público o aprendizado em forma de arte. Dança, música ou teatro. No palco o que se aprende em sala de aula vira espetáculo.

Nesta terça-feira (18), os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Luiz Gonzaga, localizado na Rua Rio Belo, 61 Redinha trouxeram para o palco da Marco, o universo da literatura infantil do escritor Monteiro Lobato. Personagens como Dona Benta, Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde, Rabicó, a Cuca foram representados pelos alunos, mostrando o projeto desenvolvido na unidade educacional nos últimos três meses.

De acordo com a diretora do CMEI Luiz Gonzaga, a professora Maria da Conceição, a apresentação é o resultado do projeto “A Leitura Pede Passagem: O Sítio do Pica Pau Amarelo formando leitores”, que durante a execução empolgou professores e alunos. O resultado para a equipe pedagógica do CMEI foi totalmente satisfatório. “É muito positivo trazer o resultado do nosso trabalho para expor aqui durante a realização da Marco”, destacou Conceição.

Com cinco anos, a aluna Thaise Marcolino interpretou Dona Benta, a proprietária do Sítio do Pica Pau Amarelo e avó dos meninos Pedrinho e Narizinho. “Eu aprendi tudo sobre o sítio. Eu aprendi a cantar a música também”, conta depois que desceu do palco. Quem também participou da apresentação foi José Cleiton Pedra, que deu vida ao escritor Monteiro Lobato. “Foi muito bom se apresentar aqui. Eu já tinha vindo uma vez. Hoje foi a segunda vez que vim aqui. A história do sítio também é bacana”, disse.
Em outro momento, alunas do CMEI Professor Luiz Gonzaga apresentaram uma coreografia com a música “Emília”, interpretada pela cantora Baby Consuelo (Baby do Brasil). Maria Vitória (4 anos) era uma das mais animadas no palco. “Eu gostei muito de dançar. Essa música é bonita e eu aprendi na escola”, conta.