Servidores da SME participam de seminário de ações articuladas

Crédito da imagem: Assessoria SME

Servidores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) participaram durante toda essa terça-feira (4), do Seminário Ações Articuladas  para a Educação do Município de Natal. O evento ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE) e contou com a presença do titular da pasta, Walter Fonseca durante solenidade de abertura.

A SME aderiu ao Plano de Metas de Compromisso Todos pela Educação, que representa uma ação direta do Ministério da Educação em sintonia com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime). A partir da adesão ao Plano de Metas, o município elaborou o Plano de Ações Articuladas (PAR).

Em 2010 o PAR completou três anos e na etapa atual, o município, por meio da SME esta coordenando a revisão do diagnóstico. Ou seja, atualizando os dados locais, com ênfase na importância do planejamento e na construção da qualidade do ensino. A apresentação do PAR ficou sob responsabilidade de Auxiliadora de Siqueira Gouveia, da Assessoria de Planejamento e Avaliação (APA).

O PAR foi estruturado em quatro grandes dimensões: Gestão Educacional,  Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação, Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos. Cada dimensão é composta por áreas de atuação, e cada área apresenta indicadores específicos. Esses indicadores são pontuados segundo descrição de critérios correspondentes a quatro níveis.

Com a realização do seminário se apresenta a versão preliminar do PAR 2011/2014, elaborada por uma equipe interdepartamental da SME, para a socialização com todos os departamentos que compõem a Secretaria Municipal de Educação.