Projeto para Copa de 2014 é apresentado ao CONPLAM

Mais um passo para o início das obras em Natal para a Copa do Mundo de 2014 foi dado hoje. Na manhã desta terça-feira (23), foi apresentado o projeto do Complexo Arena das Dunas ao Conselho Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (CONPLAM), no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura (CREA-RN).

Em uma apresentação breve, o projeto foi mostrado aos conselheiros pelos arquitetos e coautores do plano diretor do Complexo, Felipe Bezerra e Aníbal Coutinho. De acordo com este último, o projeto potiguar conseguiu contemplar as principais exigências da Fifa – deixar legado permanente e relevante à população e promover um empreendimento 100% autofinanciável – e ficou entre os melhores apresentados à entidade maior do futebol mundial.

Assistiram à apresentação, além dos membros do conselho, secretários do município, técnicos da SEMURB e representantes de outras entidades e organizações municipais e estaduais. Em seguida, vários questionamentos foram feitos e trataram desde a escolha do local, até as fontes de financiamento para execução do projeto, bem como custos de manutenção e uso posterior pela população.

“A Fifa exige que os projetos tragam benefícios à sociedade, posteriores ao evento. Dessa forma, o projeto equaciona desde o local até a estrutura pretendida, para que um retorno seja dado de maneira efetiva e contribua para a melhoria na infraestrutura da cidade e qualidade de vida da população”, afirmou Coutinho.

Segundo o presidente do CONPLAM e titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, esse projeto receberá inteira atenção do Conselho, bem como da SEMURB, para que tudo seja feito de maneira a trazer o máximo de benefícios, sem prejuízos à população.

“Vamos analisar o projeto friamente. Queremos a Copa, mas queremos também qualidade de vida e a preservação de nosso meio ambiente. Por isso, analisar cuidadosamente é imprescindível para que deixemos um legado de desenvolvimento aos natalenses”, explicou.

O secretário de Turismo do Estado e presidente da comissão organizadora da Copa de 2014 em Natal, Fernando Fernandes, ressalta a importância de a discussão ter um viés ambiental e sustentável. “Trazendo o debate para os órgãos competentes, alcançaremos a excelência na execução do trabalho que será feito preservando o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida da população”, afirma.

Após a reunião desta terça, um cronograma será estabelecido pelo CONPLAM para que o projeto seja analisado de forma mais aprofundada para que, se necessário, ajustes sejam feitos para que as leis ambientais e o código de obras do município seja respeitado. O município tem até o próximo dia 31 de agosto deste ano para expedir as licenças ambientais que irão garantir o início das obras.
Projeto
O Arena das Dunas é um projeto do escritório inglês HOK SVE, um dos maiores do mundo na construção de arenas esportivas, tais como os estádios de Wembley, na Inglaterra, e Emirates Stadium, nos Emirados Árabes.

Uma moderna estrutura será construída no bairro de Lagoa Nova, que contará com um estádio com capacidade para 45 mil pessoas, além de uma área de entretenimento, um parque, centros administrativos estadual e municipal, shopping center, auditório, anfiteatro, sistema viário imediato e centro de convenções.
O estádio que deverá ter um aporte financeiro de aproximadamente 300 milhões de reais deve ficar pronto até o final de 2012. Para que no ano seguinte, a cidade possa sediar a Copa das Confederações, evento que precede o Mundial de Futebol em 2014.

Além de Natal, as cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA) também deverão sediar jogos da Copa.

Esta é a primeira vez que a capital potiguar receberá jogos da Copa do Mundo. Em 1950, todas as partidas do Mundial, que ocorreu no Brasil, foram realizadas em Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.