Escola Municipal Vera Lúcia realiza a IV Excovel

A Escola Municipal Professora Vera Lúcia Soares Barros, localizada no Bairro Parque das Dunas, Zona Norte de Natal, realizou a IV Exposição do Conhecimento – Excovel. Todos os 700 alunos da escola participaram da exposição com o tema “Compreendendo o mundo através da leitura e da escrita". O evento aconteceu de 22 a 23 de setembro.

O diretor da Escola Municipal Vera Lúcia, Wagner Domingos Pereira, explica que o objetivo da IV Excovel foi alcançado, pois os alunos conheceram e compreenderam os diferentes gêneros textuais. “Eles desenvolveram habilidades de ouvinte e falante, estratégias diversificadas de leitura e escrita, além de ampliarem o vocabulário, identificaram etapas da narrativa, participaram das discussões e compartilharam opiniões’, relatou.

A unidade de ensino recebeu durante o evento a visita de alunos de outras escolas, dos pais, professores, funcionários e gestores. As atividades iniciavam com apresentações culturais e de dança. Depois visita as salas, que estavam divididas por temas: Mais Educação, Cordel, Cordel e Contos Modernos, Cordel e Poesia, Textos Jornalísticos, Contos de Fada, Fábulas, Histórias em Quadrinhos, Lendas e Textos Teatrais.

O secretário adjunto de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Marcos Cleber, também esteve visitando a escola. “Surpreende pela criatividade, pelo envolvimento dos alunos, professores, gestores, funcionários e pais. É uma oportunidade de conferirmos o trabalho realizado nesta escola. Estão todos envolvidos e isso para nós é muito gratificante”, declarou.

A professora do 4º Ano, Maria Helena Ferreira Santiago, explica que os 35 alunos da turma produziram textos jornalísticos e aprenderam durante a execução das atividades. A aluna Stefani Cristina, de nove anos, escreveu um artigo de opinião, fez reportagem e notícia. “Entrevistei minha tia sobre as olimpíadas”, disse a aluna.
Todas as crianças da turma de Educação Infantil, Nível III, na faixa etária de cinco anos, estavam caracterizadas representando um conto de fada. Os alunos estavam se caracterizaram com os personagens dos clássicos “Os três porquinhos, A cigarra e a Formiga, Rapunzel, A bela e a fera, O patinho feio, Pinóquio, Branca de Neve e os Sete Anões e a Bela adormecida”.

Carlos Henrique da Silva Pereira de apenas oito anos, aluno do 3º Ano, explica que todos os seus colegas de turma fizeram histórias em quadrinhos com os personagens da “Turma do Pererê”. “Produzimos a fazenda do Compadre Tônico e Sêo Neném, e escrevemos sobre os personagens Saci Pererê, Boneca, Pedro Vieira e Geraldinha”, disse.