Semtas leva qualificação e assistência ao Vale Dourado

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e demais Secretarias Municipais irão realizar neste sábado (24) mais uma edição do “Natal em Ação”, desta vez no bairro do Vale Dourado (Zona Norte), na Rua Manoel Vilar e na Escola Municipal Waldson Pinheiro. A ação irá acontecer das 8h às 14h. A Semtas irá levar à população serviços de assistência social e de trabalho como cadastramento do Bolsa Família, inscrição em cursos de profissionalizantes e corte de cabelo, design de sobrancelhas e manicure.

O Departamento de Proteção Social Especial – DPSE irá levar à comunidade informações sobre os serviços e programas oferecidos pela secretaria como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas – DEPAD, Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS e Plantão Social.

Já o Departamento de Proteção Social Básica – DPSE irá realizar através do ProJovem inscrição no programa, informações sobre o funcionamento e atividades, e ainda realizará a Budega Literária, que é um projeto de incentivo à leitura. A equipe do Cadastro Único/Bolsa Família estará responsável por realizar orientações, inclusão e alteração do cadastro dos usuários, bem como a verificação da condicionalidade da saúde dos beneficiados. O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS irá levar informações sobre o Benefício de Prestação Continuada e irá fazer carteiras do idoso.

Na área de qualificação profissional, haverá inscrições para cursos de inglês e informática. Para quem quiser se arrumar e elevar a auto-estima, poderá se beneficiar com as 40 profissionais que estarão realizando serviços de corte de cabelo, manicure e design de sobrancelha.

O Microcrédito também estará na ação, realizando agendamento para atendimento de microempresários a procura de intermediação de crédito. O serviço está atuando a cerca de uma semana nas localidades apresentando aos comerciantes os benefícios que podem surgir a partir da parceria comercial com a prefeitura.

Os artesãos do Artesanat estarão vendendo e expondo seus produtos, e realizando ainda agendamento para artesãos apresentarem seus produtos para análise no Centro de Artesanato do Município.

O Departamento de Segurança Alimentar, em parceria com a ALIMENTAR, irá comercializar peixe a baixo custo. O pescado que será comercializado no estande da Alimentar terá o preço mais barato devido à parceria entre a Prefeitura do Natal, por intermédio da Alimentar, e o Ministério da Pesca, dentro da Semana do Peixe. Serão disponibilizados cerca de 1000 Kg de tilápia, no horário das 8 da manhã ao meio dia.