Semurb leva serviços de cidadania para o Vale Dourado

Nesta edição do Natal em Ação, promovido pela Prefeitura de Natal, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) tem levado serviços e cidadania aos moradores do Vale Dourado, localizado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona norte de Natal. Para este sábado estão programadas várias atividades, entre elas estão a exposição ‘Natal Cidade Memória’, Teatro de Mamulengos e um stand para divulgar os programas e projetos desenvolvidos pela secretaria.

O programa Endereço da Gente beneficiou moradores de noventa ruas, com a implantação de 185 placas de identificação de nomes de ruas e respectivos CEPs. O programa tem por objetivo atuar tanto nas ruas que ainda não tem designação e nas nomeadas incorretamente, unindo organização do espaço urbano e cidadania, melhorando as condições e dando direito ao cidadão de morar numa rua com nome, assegura o secretário da Semurb, Bosco Afonso.

Além disso, foram replantadas onze árvores de espécies nativas em uma área em frente a Escola Municipal professor Waldson Pinheiro. Para que não haja mais a retirada das árvores, o secretário de Gestão ambiental, Eugênio Bezerra, informa que a equipe de educação ambiental fará uma campanha junto à comunidade do entorno, no sentido de preservar e manter as mudas, mostrando os benefícios que elas trarão quando estiverem na fase adulta.

O setor de Educação Ambiental da secretaria no sábado vai distribuir cartilhas produzidas pela Semurb, sobre plantio de árvores, que orienta onde, como e o que plantar e a de licenciamento de eventos em ruas. No estande os técnicos darão orientações sobre boas práticas ambientais, ou seja, o cuidado que se deve ter em construir sem agredir o meio ambiente. Para finalizar será feita uma apresentação do teatro de mamulengos, que vai abordar o tema água e lixo.

A comunidade também terá oportunidade de conhecer a exposição, que já percorreu diversos locais da cidade, a mostra ‘Natal Cidade Memória’, que conta a história de Natal ontem e hoje por meio de fotografias. A equipe também vai realizar sorteios de publicações da Semurb para aqueles que visitaram a mostra, diz o historiador da Semurb Luciano Capistrano.