Semtas no combate ao trabalho infantil


Semtas no combate ao trabalho infantil
Crédito da imagem: Odair Vieira

 
 

Lugar de criança é na escola, em casa brincando, se divertindo e se desenvolvendo com alegria e amor. Todo mundo sabe disso, mas mesmo assim é fácil encontrá-las pelas ruas em situação de perigo, de vulnerabilidade, trabalhando, por exemplo, em semáforos e feiras livres.

 

E na luta contra essa triste realidade, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, por meio do Departamento de Proteção Social Especial, em conjunto com a rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente, apresentou na manhã desta sexta-feira,23, um plano de ações voltadas para a redução prévia e futura erradicação do trabalho infantil nas feiras livres do município de Natal.

 

A proposta do trabalho nas feiras livres foi apresentada pela Secretária Adjunta de Assistência Social, Verônica Dantas e pela Diretora do Departamento de Proteção Social Especial - DPSE, Priscilia Dantas, numa reunião realizada na sede da Semtas com a participação de representantes do Conselho Tutelar, SOS Criança, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e dos serviços executados pela Secretaria relacionados à abordagem social como Centro de Referência Especializado da Assistência Social e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

 

De acordo com Priscilia Dantas, Diretora do Departamento de Proteção Social Especial, a reunião teve o objetivo de criar diretrizes e apresentar as ações já planejadas pela Semtas para serem executadas no trabalho de abordagem e conscientização sobre o trabalho de crianças e adolescentes nas feiras livres do município. “Essa ação está sendo desenvolvida em etapas, primeiramente estamos realizando essa reunião com a finalidade de articular o máximo de instâncias responsáveis para realização desse trabalho, e, no início mês de outubro iniciaremos as abordagens e ações diretas nas feiras”, destaca a diretora do DPSE.

 

O trabalho de redução e erradicação do trabalho infantil nas feiras livres será realizado com abordagem social e ação direta com feirantes , crianças e adolescentes envolvidas nessa situação no intuito de reduzir até novembro em 60% o índice de trabalho infantil nas feiras de Natal, como Feira do Carrasco, Cidade da Esperança, Alecrim, Rocas, Nova Natal e Panorama.

 

Confira as próximas datas de abordagens sociais:

05/10 – Feira do Carrasco
09/10 – Feira Cidade da Esperança
15/10 - Feira do Alecrim
19/10 – Feira do Carrasco
23/10 – Feira da Cidade da Esperança
24/10 – Feira das Rocas

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389