SMS garante insulinas nos serviços de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde do Natal (SMS), por meio do Departamento de Logística e Suporte Imediato aos Serviços de Saúde (DLS), está disponibilizando aos portadores de diabetes, a partir desta quinta-feira,22, nas unidades de saúde e no PRO SUS, as insulinas Lantus, Levimir, Lispro e Aspart, além de seringas de 2ml.

O DLS está com estoque de insulinas NPH, Regular, Lantus e está abastecido com 1 milhão de seringas 2ml para insulinas, que estão sendo distribuídas nos serviços de saúde, material este que dará para suprir mensalmente as necessidades.

A intenção é beneficiar os diabéticos que são cadastrados no PRO SUS, que é a unidade especial de dispensação de medicamentos e insulinas especiais da SMS. O PRO SUS atende a cerca de 1.600 usuários, cujos recebem a Lantus, além de atender às demandas das unidades de saúde de Natal, responsáveis pela distribuição das insulinas NPH e Regular. Os beneficiários irão receber o medicamento “casado”, isto é, insulina e seringa.

Segundo a coordenadora do PRO SUS, Maria Tereza Coelho Cortez, a insulina é essencial aos diabéticos. “Os portadores de diabetes são dependentes do medicamento e já estamos com 720 unidades da insulina Lantus, o que garante beneficiar os cadastrados no PRO SUS. Estamos também em processo de compras de outras insulinas especiais, que são Levinir, Lispro e Aspart”, informou.

Além da preocupação em atender às demandas dos medicamentos, a SMS também oferece capacitação sobre educação sobre a diabetes, com palestras que abordam cuidados com alimentação, técnicas de aplicação de insulina e processo de insulinação.
Na última segunda-feira,19, houve a  edição da Capacitação sobre Educação em Diabetes, voltada a pacientes cadastrados no Programa de Insulinas Especiais e funcionários das unidades de saúde, evento organizado pela equipe de Assistência Farmacêutica do PRO SUS que contou com cerca de 60 participantes.