Campanha do AME alerta sobre obesidade

O Brasil está mais obeso. A constatação é de uma pesquisa recente, divulgada pelo Ministério da Saúde, que aponta o aumento de 9% no número de obesos do país nos últimos cinco anos. Para não fazer parte dessa estatística, a solução é cuidar da alimentação e não ficar parado. E é essa preocupação com a saúde que a campanha do Ambulatório Médico Especializado (AME) de Brasilia Teimosa “Pese o que é melhor para a sua vida” vai levar aos usuários nesta sexta-feira, 23.

A intenção é alertar os usuários sobre os perigos da obesidade e aproveitar a oportunidade para incentivar a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável. “A obesidade é um problema crescente, inclusive entre as crianças. Queremos alertar as pessoas para as conseqüências da obesidade e chamar a atenção para a prevenção, que pode ser muito simples se for adotada”, explica a diretora técnica doa AME Brasília Teimosa, Francisca de Assis.

O ponto de encontro será na unidade, logo cedo, às 07h30. Lá, os usuários poderão aferir a pressão, realizar testes glicêmicos e verificar o índice massa corpórea (IMC), e ainda receberão uma cartilha com orientações sobre o tema. Em seguida haverá uma caminhada com destino à praia do Forte. Os caminhantes serão acompanhados por um médico, enfermeiro, um técnico de enfermagem e um nutricionista. Uma ambulância e batedores da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) também vão guardar o percurso.

Na chegada à praia, um preparador físico vai liderar alguns minutos de alongamento e exercícios físicos. “Como a alimentação é um item indispensável no controle da obesidade, vamos dar um exemplo, terminando a atividade com um café da manhã no Centro Social de Brasília Teimosa”, lembra Isaura Cristina, gerente administrativa.
A previsão é que a atividade seja encerrada às 10 horas. A campanha “Pese o que é melhor para a sua vida” também irá percorrer as outras comunidades atendidas pelo AME até o final do mês.

O AME Brasília Teimosa fica à rua Miramar, 59.