Prefeitura oficializa protocolo de intenções do programa Água Brasil

Crédito da imagem: João Maria Teixeira

A Prefeitura de Natal oficializou nesta quarta-feira (21), o protocolo de intenções que formaliza o compromisso de participação do programa água Brasil, promovido pelo Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, e a organização ambientalista WWF-Brasil. A assinatura do acordo aconteceu durante a abertura da Oficina Participativa para construção de plano de trabalho para o manejo de resíduos sólidos da cidade, que acontece até esta quinta-feira no Hotel Monza, em Candelária.

O acordo permitirá a cooperação entre as instituições para promover no município ações relacionadas a Consumo Responsável e Reciclagem do Programa Água Brasil. Participaram da assinatura, representantes do Banco do Brasil, da Fundação Banco do Brasil, da Ong WWF-Brasil, dos Catadores, e o presidente da Urbana, João Bastos. Representando a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, o secretário chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra, falou sobre a importância da gestão dos resíduos na capital.

“Essa parceira de Natal com o Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil e a WWF é muito importante para a nossa cidade na execução de um plano consistente de resíduos sólidos. Mas é bom também destacar que a Prefeitura está indo além dessa parceria, ao contratar diretamente os catadores para fazer a coleta seletiva. Com essa soma de esforço vamos avançar muito mais”, disse Kalazans Bezerra.

“Vamos desenvolver em Natal um projeto de promoção do consumo sustentável da água por meio da gestão dos resíduos sólidos, do consumo consciente e da reciclagem”, enfatizou o coordenador do programa de Educação para Sociedades Sustentáveis da WWF, Fábio Cidrin.

Ainda na manhã desta quarta-feira a consultora da WWF-Brasil, Patrícia Blauth proferiu a palestra “Lixo: entrando no assunto”, com o objetivo de fazer uma sensibilização sobre a produção de resíduos, o consumo consciente. Na tarde de hoje será apresentado um diagnóstico feito pela WWF sobre a gestão de resíduos em Natal, que norteará a execução do plano de promoção do consumo sustentável que será desenvolvido na cidade pelos próximos anos.

Participam da oficina, representantes das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), grandes geradores, associações de moradores, ambientalistas e as instituições parceiras.

“Um programa como esse abre espaço para a opinião dos catadores ser ouvida, o que vai melhorar tanto a nossa qualidade de vida e também a ampliação do nosso trabalho com a coleta seletiva”, comentou o representante do Movimento Nacional dos Catadores, Severino Júnior.

ÁGUA BRASIL
Natal foi um dos cinco municípios brasileiros selecionados para receber o Programa Água Brasil. O programa, concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a organização ambientalista WWF-Brasil.

Em Natal, a Prefeitura e os catadores de materiais recicláveis recebem o apoio do Programa Água Brasil para melhorar sua infraestrutura e a capacidade de coleta do município. O Programa vai, ainda, desenvolver ações de comunicação comunitária e educação para o consumo responsável, entre outras iniciativas.

“O Programa Água Brasil visa principalmente alcançar mudanças de hábitos e atitudes. Em Natal, vamos fazer um esforço para que a população participe cada vez mais da coleta seletiva e comece a refletir sobre seu consumo, gerando menos resíduo e destinando corretamente o resíduo gerado”, informou Fábio Cidrin.

Além de Natal, integram o grupo selecionado para receber as ações do Água Brasil as cidades de Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Pirenópolis (GO) e Rio Branco (AC). Nestas cidades, as organizações parceiras estimulam a mudança de comportamento e valores em relação à produção e destino dos resíduos sólidos e
disseminam os princípios do consumo consciente. As ações permitirão que os modelos desenvolvidos possam ser replicados nos demais municípios brasileiros.

Quarta-feira (Tarde)
14h-15h: Apresentação dos participantes e de suas expectativas
15h-16h: Apresentação do Diagnóstico
16h – 16h30: Debate