Academia da Terceira Idade na Zona Norte será entregue nesta terça-feira

Por causa das fortes chuvas que caem na capital nesta segunda-feira, 22 de junho, a inauguração da Academia da Terceira Idade no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo foi transferida para esta terça-feira (23), às 17h. A praça fica localizada na Avenida Guararapes com a Rua do Pião, no bairro Gramoré, na Zona Norte.

A Academia da Terceira Idade (ATI) do Gramoré é a terceira a ser implantada em Natal, e o evento contará com a presença da prefeita Micarla de Sousa. O projeto já existe na Praça Augusto Leite, no Tirol, e na Praça Kalina Maia, em Lagoa Nova. A ATI é formada por vários equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) planeja instalar dez academias até o final do ano. Para a primeira etapa, que termina em agosto, mais um equipamento será inaugurado na Zona Oeste de Natal, na Praça Aluísio Alves, que fica na Cidade da Esperança. A Semsur investiu R$ 100 mil nessas quatro ATIs.

Para ensinar os idosos a praticar os exercícios de forma correta, a SEL disponibilizará um professor de educação física. Durante todos os dias da semana ele estará presente nos horários de 5h30 às 8h30 e de 17h às 20h. Apesar de serem destinados a terceira idade, os equipamentos também podem ser utilizados por jovens. Contudo, o uso é restrito para crianças.

Mais saúde para a população

A Academia da Terceira Idade é um projeto que começou a ser desenvolvido no sul do País e se tornou um sucesso na prevenção de doenças. Segundo estudos realizados por postos de saúde nos bairros dos municípios onde foram implantadas as academias, o número de consultas e o consumo de remédios das pessoas acima dos 60 anos de idade diminuíram em 30%.

Outro dado que comprova a necessidade de se criar espaços para difundir a prática esportiva é de que a população de Natal é campeã em colesterol alto e diabetes em todo o Brasil. O Ministério da Saúde chegou a essa constatação por meio de uma pesquisa realizada entre julho e dezembro de 2007 pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.