Prefeitura vai investir R$ 4 milhões para recuperar unidades de saúde

Devido às péssimas condições encontradas nas unidades de saúde e postos de atendimento, a Prefeitura do Natal anuncia que vai investir nos próximos 90 dias mais de R$ 4 milhões em obras emergenciais para reforma e reconstrução. "Na verdade as intervenções já começaram. Estive pessoalmente em vários postos e me deparei com unidades sucateadas, com infiltrações, vazamentos e diversos problemas que dificultam o trabalho dos nossos profissionais. Já contratamos empresas que farão manutenção e pequenas intervenções como retelhamentos, troca de portas e janelas, colocação de novas calhas, limpeza de mofo e pintura e agora vamos entrar na fase de obras maiores”, declarou a secretária Ana Tania Sampaio.

As obras maiores a que se refere a secretária são as reformas ou mesmo recostrução das unidades de: Candelária, Gramoré, Brasília Teimosa, Pompéia e Nova Natal, que começam nos próximos 10 dias; Cidade da Esperança, Sandra Celeste, Pajuçara e Vale Dourado que deverão começar em 60 dias; Guarapes Nordelândia, Morton Mariz e Redinha cujas obras começaram ontem (17 de junho).

“Este é um cronograma inicial, mas já estamos trabalhando em projetos de reformas e reconstrução de outras unidades. Serão várias obras acontecendo ao mesmo tempo, num esforço e volume de investimentos nunca visto antes na área da saúde em Natal. Isso é necessário, pois encontramos a rede básica em estado deplorável, com a população sofrendo pela deficiência no atendimento, nossos profissionais reclamando das péssimas condições de trabalho e o Conselho Regional de Medicina e o Ministério Público cansados de esperar pelas intervenções que há anos eles cobram e não acontecem. Isso não pode mais ficar assim. A prefeita Micarla já anunciou que vai priorizar a saúde e estamos trabalhando muito para tirar a saúde desse caos em que se encontra”, frisou a secretária.

A Secretaria já trabalha também para finalizar os projetos das obras de Panatis, Felipe Camarão, Cidade Satélite, Cidade Nova, Parque das Dunas e Parque dos Coqueiros. Outros projetos que estão em andamento na SMS são a reforma do Hospital dos Pescadores, a construção das 4 UPA’s 24 horas (uma em cada região de Natal anda este ano) e a construção de um Hospital Geral Municipal.

MORTON MARIZ E GUARAPES

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nessa quarta-feira (17) as obras de reforma da Unidade Morton Mariz, na Ribeira. Serão investidos mais de R$ 138 mil para recuperar a unidade que teve seu teto completamente destruído nas fortes chuvas que caíram em Natal nos últimos meses. O prazo para conclusão da obra é de 150 dias, mas os responsáveis pelo serviço prometeram acelerar os trabalhos para concluir em 90 dias.

“Formamos uma comissão com funcionários da Unidade, representantes do Conselho Regional de Odontologia e Sindicato dos Odontólogos para acompanhar e fiscalizar todo o serviço. Enquanto isso pedimos a compreensão da população para que os atendimentos sejam realizados nas unidades mais próximas como Mãe Luíza ou demais ambulatórios da rede”, informou a gerente do Distrito Leste, Elizama Costa.

Já a unidade de Guarapes vai custar mais de R$ 620 mil. Será feita reforma e ampliação e as obras também começaram hoje (17), com prazo de 180 dias para conclusão dos trabalhos. “Esse é o prazo estabelecido no contrato, mas vamos tentar acelerar a obra para terminar o quanto antes”, adiantou o secretário adjunto Ronaldo Machado que esteve pessoalmente na unidade.

AUTONOMIA DOS DISTRITOS
Outra medida adotada pela atual gestão e que vai facilitar os trabalhos de manutenção das unidades e pequenos reparos, evitando paralisação no atendimento por problemas mais corriqueiros foi a criação do suprimento de fundos que foi liberado a partir no último mês para os gerentes de distritos. Cada gerente recebeu este mês R$ 4 mil, que vai passar a R$ 8 mil do próximo mês, para resolver imprevistos do dia-a-dia. “Estes recursos nos ajudaram bastante este mês.

Compramos caixas d´águas novas para algumas unidades, reformamos a sala de odontologia da Unidade de Igapó e vários outros pequenos concertos. “Foi uma medida acertada da atual gestão. Recebemos estes recursos, resolvemos as demandas mais corriqueiras e no final do mês prestamos contas de tudo à secretaria para a liberação da verba do mês seguinte”, avaliou o gerente do distrito Norte I, Sérvulo.

SANDRA CELESTE

A Secretaria Municipal de Saúde deve publicar até o dia 30 deste mês o contrato de locação de um novo prédio na Avenida Jaguarari para receber a Unidade Sandra Celeste que foi interditada em março de 2008 e desde então passou a funcionar precariamente na Unidade de Saúde da Cidade da esperança.

O prédio foi vistoriado pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério Público e está passando por adaptações necessárias para receber a unidade. O trabalho deve estar concluído em 20 dias e até o dia 10 de julho a SMS esperar estar transferindo a unidade para o novo local.