Escola Municipal Antonio Campos recebe Caravana da Saúde Escolar

A aluna da Escola Municipal Prof. Antonio Campos, Helaine Stefany Costa Gonçalves, de 6 anos não respondeu aos estímulos sonoros do exame auditivo realizado por fonoaudiólogos e foi encaminhada para realizar quatro teste complementares de audição para detectar as causas do problema.

“Ela já apresenta problemas na fala e agora não respondeu aos estímulos sonoros da audiometria, por isso vamos encaminhá-la para fazer exames complementares”, informou a fonoaudióloga Lílian Arruda.

O atendimento da aluna foi realizado dentro do programa “Caravana da Saúde Escolar” promovido pela Prefeitura do Natal, por meio das secretarias municipais de Educação (SME) e da Saúde (SMS), e com o apoio de parceiros como o Instituto Pedro Cavalcanti e Ótica Diniz. O exame de Helaine foi acompanhado de perto pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que esteve nesta manhã desta quarta-feira (24), na escola Antonio Campos, em Mãe Luíza, para acompanhar as ações do programa.

“O programa Caravana da Saúde Escolar realizado na nossa gestão é reconhecido pela Unesco como um dos principais programas do Brasil na atenção a saúde das crianças em idade escolar. Mês a mês o programa é realizado nas escolas municipais e em quase dois anos milhares de crianças já foram atendidas”, destacou Micarla de Sousa.

Até a próxima sexta-feira (26) o programa está sendo realizado na escola. Estão sendo executados exames com médicos otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e oftalmologista. Os alunos passam por exames visuais de autorefração e acuidade visual. Na parte auditiva são feitos exames de otoscopia, audiometria, tonometria e impedanciometria. Os professores também serão atendidos com exames de septográfica vocal e laringografia. A expectativa e que sejam realizados 300 atendimentos.

O objetivo das consultas é o de prevenir e diagnosticar precocemente problemas oculares e auditivos que possam prejudicar o desempenho escolar dos alunos. Durante as avaliações caso sejam diagnosticado problemas oculares, as crianças recebem os óculos doados. Já para os problemas auditivos há a doação de aparelhos de audição e até, mesmo são realizadas cirurgias.

CARAVANA 2011

A Escola Municipal Antonio Campos é a 17ª escola que recebe o programa Caravana da Saúde Escolar somente neste ano de 2011. Nas últimas 16 escolas visitadas, 3.559 alunos e 498 professores foram atendidos com as consultas e ainda foram realizados 332 exames complementares.

Na última semana, os profissionais da Caravana estiveram na Escola Municipal Professora Josefa Botelho, em Ponta Negra, onde atenderam mais de 300 estudantes, professores e pessoal da equipe de apoio, presentes nos dias da visita à instituição.

Com quase dois anos de atuação em Natal, a Caravana da Saúde Escolar é um projeto dirigido a crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de educação, além de docentes e equipes de apoio.
Seu principal objetivo é resgatar a diminuição da repetência escolar, assim como a evasão escolar, através do diagnóstico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais, trabalhando na melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.