Alunos do Telecentro dos Bombeiros recebem certificados nesta quinta-feira

O Telecentro Comunitário dos Bombeiros (Barro Vermelho), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), vai formar nesta quinta-feira (25) mais 69 alunos no curso ABC da Informática. O encerramento do curso de qualificação profissional, que é referência de qualidade em todo Brasil, de iniciação à computação contará com a presença da Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e será no Auditório do Corpo de Bombeiros, às 9h, com entrega de diplomas aos 69 alunos do curso de iniciação à informática.

Desde a inauguração dos Telecentros, já foram realizados inúmeros cursos de “ABC da Informática”, com carga horária de 32hs e certificado de conclusão. Este curso tem como público-alvo quem tem dificuldade ou nunca usou um computador e, além do Telecentro do Corpo de Bombeiros, também é realizado nas outras seis unidades de Telecentros distribuídas pelas quatro regiões da cidade.

“Já são quase 2 mil alunos concluintes. É muito gratificante saber que estamos contribuindo para a inclusão digital de tantos cidadãos, e ainda abrindo mais uma porta para o mercado de trabalho para cada um deles”, afirma Socorro Costa, diretora do Departamento de Qualificação Profissional da Semtas (DQP).

Os formandos tiveram dois meses de aulas gratuitas e aprenderam a usar o mouse, teclado, ferramentas da internet e os softwares livres, como é o caso do ambiente Linux, Open Office e o Firefox. “O ABC da Informática’ tem como objetivo familiarizar o usuário com o computador e com a internet. Cada aluno recebeu material didático completo para complementar os estudos”, afirma o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Centenas de natalenses se beneficiam com os Telecentros, conhecidos também por lan houses gratuitas. “Já incluímos mais de 5 mil pessoas no mundo digital. Contabilizamos também mais de 260 acessos diários nos nossos computadores. Ficamos satisfeitos em saber que essa é mais uma conquista da Semtas em prol dos cidadãos que mais precisam”, afirma Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros de Natal.