Telecentros beneficiam mais cidadãos com ABC da Informática

Os Telecentros Comunitários de Neópolis e dos Bombeiros (Barro Vermelho), desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), irão formar na próxima semana mais 126 alunos do curso de qualificação profissional “ABC da Informática”, referência de qualidade e pioneirismo em todo Brasil, de iniciação à computação.

O encerramento das turmas em Neópolis será realizado na próxima segunda-feira (22), pela manhã (10h) e tarde (14h), com entrega dos diplomas aos 38 alunos do turno matutino e 19 do vespertino, totalizando 57 alunos. Já a finalização do curso do Telecentro dos Bombeiros será na próxima quinta-feira (25), às 14h, com entrega de diplomas aos 69 alunos do curso de iniciação à informática.

Os formandos tiveram dois meses de aulas gratuitas e aprenderam a usar o mouse, teclado, ferramentas da internet e os softwares livres, como é o caso do ambiente Linux, Open Office e o Firefox. “O ABC da Informática’ tem como objetivo familiarizar o usuário com o computador e com a internet. Cada aluno recebeu material didático completo para complementar os estudos”, afirma o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Desde a inauguração dos Telecentros, já foram realizados inúmeros cursos de 'ABC da Informática', com carga horária de 32hs e certificado de conclusão. Este curso tem como público-alvo quem tem dificuldade ou nunca usou um computador, e abrange as 7 unidades de Telecentros distribuídas pelas 4 regiões da cidades.

“Já são quase 2 mil alunos concluintes. É muito gratificante saber que estamos contribuindo para a inclusão digital de tantos cidadãos, e ainda abrindo mais uma porta para o mercado de trabalho para cada um deles”, diz Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros.

Centenas de natalenses se beneficiam com os Telecentros, conhecidos também por lan houses gratuitas. “Já incluímos mais de 5 mil pessoas no mundo digital. Contabilizamos também mais de 260 acessos diários nos nossos computadores. Ficamos satisfeitos em saber que essa é mais uma conquista da Semtas em prol dos cidadãos que mais precisam”, afirma a coordenadora.