Prefeitura do Natal lança projeto Cine Semurb

Promover por meio da sétima arte reflexões sobre temáticas ligadas ao meio ambiente, sustentabilidade, consciência ambiental, relações humanas, ética entre outros. É com este objetivo que a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) lança hoje, dia 19 de agosto, o Projeto Cine Semurb, que propõe a exibição de filmes e documentários seguido de mesa-redonda sobre o tema.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, a socióloga e arquiteta da Semurb Rosa de Fátima, a ideia surgiu dentro da proposta do Programa de Humanização, que tem entre as suas metas proporcionar melhorias no ambiente de trabalho e capacitação dos servidores. “Nosso objetivo é envolver os funcionários da Semurb para a discussão de temas relevantes, e que possam gerar integração entre eles”, explica.

A primeira edição do projeto, que vai acontecer quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, traz a exibição dos filmes Lixo Extraordinário e Quanto Vale ou é Por Quilo. O primeiro filme acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro, e retrata a realidade deste grupo de pessoas. Já o segundo filme é uma analogia entre o antigo comércio de escravos, e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada.

Ainda segundo Rosa de Fátima, durante os eventos será destinado um espaço para a divulgação das ações e atividades, que estão sendo desenvolvidas nas secretarias adjuntas da Semurb. Além disso, ela revela que nas próximas edições o servidor poderá escolher os filmes e temas que serão debatidos no Cine Semurb. “Será fixada nas dependências da secretaria uma lista com as sugestões de filmes a serem exibidos, bem como uma urna para a votação.”, diz.

O projeto Cine Semurb também disponibilizará uma cópia do material exibido para a biblioteca da secretaria, para que os servidores que não tiveram a oportunidade de participar das sessões possam adquiri-lo por meio de empréstimo.