Professores que fizeram intercâmbio na Espanha elaboram projeto para rede municipal de ensino

Professores que fizeram intercâmbio na Espanha elaboram projeto para  rede municipal de ensino

Um grupo formado por quatro professoras, quatro educadoras e um assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME) participou durante 23 dias de um curso de estudo da Língua e Cultura Espanhola na Universidade de Salamanca, Espanha. O grupo realizou o intercâmbio cultural por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal do Natal e o Banco Santander, incentivando o conhecimento da língua espanhola.

Os participantes ficaram hospedados na Residência Universitária do Colégio de Oviedo, no Campus Miguel de Unamuno. Tinham uma rotina diária de três horas de aulas, sendo duas horas pela manhã, destinadas ao aprendizado da língua espanhola, com gramática e ortografia, e uma hora no período da tarde designada para cultura, com excursões em pontos históricos, catedrais, museus e praças, chamadas de excursões de ampliação do léxico.

Para Maria José Costa, do Departamento de Ensino Fundamental, as aulas de ampliação do léxico eram bem movimentadas e muito dinâmicas. “Tínhamos oportunidade de exercitar a língua espanhola e a oralidade. Fazíamos várias atividades, inclusive, tive até que cantar e dançar uma música da cantora Ivete Sangalo” relembrou. “Todo momento tínhamos que falar espanhol, porque na sala era uma diversidade de países e línguas diferentes”, destacou.

Os participantes cumpriram uma série de programações complementares, como visitas a algumas cidades como Toledo, La Alberta, Rodrigo, Ávila, Servilha e Madri. “Nesses momentos de convivência, pudemos estabelecer diálogos com pessoas de várias nacionalidades. Exercitamos uma comunicação entre nichos culturais diversos, no mesmo contexto de compreensão do léxico espanhol,” informou a secretária adjunta de Gestão Escolar, Eliana Torres.

“A experiência foi fantástica. Exitosa! Tivemos oportunidade de realizar uma imersão cultural, estudamos língua e cultura espanhola. Saímos com uma grande expectativa e o retorno só fez confirmar”, destaca a diretora do Departamento de Gestão Escolar da SME, Jeane Lopes da Silva. Ela explica que após o retorno, o grupo se reuniu duas vezes, para elaboração do relatório da viagem para apresentar ao secretário Walter Fonseca, e estão em fase de elaboração de um projeto.

A diretora do Departamento de Educação Infantil, Kátia Lanzillo, explica que trouxeram ideias para multiplicarem os conhecimentos na rede municipal “Vamos elaborar um projeto para realização de um curso de verão, de férias, parecido com o deles, para que nossos alunos e professores tenham aulas de cultura brasileira e nordestina”.

Além das professoras entrevistadas, participaram da viagem de estudos as professoras Deise da Costa, Maria Adeilza Pinheiro e Mirella Braz (Escola Municipal José Sotero), Tânia Fernandes (Escola Municipal Emília Ramos), e o assessor do Departamento de Atenção ao Educando, José Carlos Alves.