Prefeitura elabora plano de prevenção às chuvas para o Passo da Pátria

A Comissão Municipal de Defesa Civil visitou na manhã desta quarta-feira (18) a comunidade do Passo da Pátria, localizada na Cidade Alta, com o objetivo de verificar de perto a situação das áreas atingidas pelas últimas chuvas. A visita também serviu para que a comissão comece a planejar medidas visando à elaboração de um plano emergencial para a comunidade, com a proximidade das chuvas que são esperadas na capital durante o inverno.

Coordenada pelo secretário municipal de Defesa Social, Sérgio Leocádio, a comissão é integrada ainda pelas secretarias municipais de Obras e Viação, Trabalho e Assistência Social, Educação, Companhia de Serviços Urbanos e o Corpo de Bombeiros, responsável pela parte técnica do plano. “A criação da comissão foi a pedido da prefeita Micarla de Sousa”, informou o coordenador Sérgio Leocádio. A visita foi acompanhada pelo presidente da Associação de Moradores do Passo da Pátria, Geraldo da Silva Oliveira.

Depois da vistoria, a comissão reuniu-se na Escola Municipal Professora Mareci Gomes, onde elegeu a unidade escolar como célula de comando da Defesa Civil em futuras emergências naquela comunidade. De acordo com Sérgio Leocádio, as visitas serão estendidas a todas as áreas de risco da capital. Nesta quinta-feira (19), parte da comissão vistoriará as lagoas de captação de Natal, com o intuito de elaborar o plano emergencial para ser entregue à prefeita Micarla de Sousa.

De acordo com a chefe do setor de Ação Social da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Morgana Paim, no último período de chuvas, uma equipe da Semtas composta por 15 profissionais, entre assistentes sociais e educadores, visitou 295 casas no primeiro dia da enchente, em caráter emergencial, com o objetivo de distribuir colchões, lençóis e produtos de limpeza para as famílias atingidas. No segundo dia de ação, mais 140 cadastros foram realizados na comunidade.

A Urbana ficou com a responsabilidade de dar apoio imediato através da disponibilização de caçambas, máquinas e caminhões, além da limpeza externa de bocas-de-lobo. Segundo o gerente de Apoio Comunitário da Urbana, Ítalo Alves, o Passo da Pátria já está limpo. Para o gerente, o dimensionamento das bocas-de-lobo ocasionou os problemas de escoamento das águas da comunidade para o rio Potengi.

Responsável pela parte técnica do plano emergencial, o Corpo de Bombeiros também dará a sua contribuição. Para o chefe do Serviço Operacional da corporação, tenente-coronel Paulo Rogério, a instituição está recomendando a limpeza de galerias, remoção de entulhos e também a conscientização dos moradores em relação ao acondicionamento do lixo em sacos plásticos.