Policlínica de Neópolis atende diversas especialidades

Atenção básica, laboratórios de análises clínicas e mais 16 especialidades médicas. Tudo isso à disposição da população, com 100% do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no bairro de Neópolis, zona Sul da capital. A unidade faz parte da rede municipal de saúde da Prefeitura do Natal e funciona das 8h00 às 21h00 horas.
Quem procura à Policlínica de Neópolis, percebe a qualidade do atendimento que conta com 8 consultórios e várias especialidades na área médica, entre elas, cardiologia, oftalmologia, neurologia, reumatologia, infectologia, psiquiatria, alergologia, mastologia, gastroenterologia, ortopedia.

A Policlínica atende crianças, adultos e idosos que podem se dirigir à unidade por demanda aberta ou por meio de marcações de consultas com agendamento, o que garante maior conforto e comodidade, pois evita filas e esperas.

"Atendemos mais de 250 pacientes por dia, Na atenção básica temos dois clínicos gerais, serviço de enfermagem, nutrição, sala de vacina, sala de psicologia e assistência social. Também fazemos tratamento com pacientes de Alzheimer com o neurologista Jair de Araújo Alves", informa a diretora da Policlínica de Neópolis Aglailde Rodrigues.

O laboratório da unidade, reativado recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza exames clínicos dos mais simples aos mais complexos. E tem ainda a sala de vacinação.

“A vacinação tem uma demanda diária de 20 a 30 crianças. Aplicamos doses da vacina tríplice, que protege a criança de sarampo, rubeóla e caxumba; BCG, que é a vacina contra a tuberculose; e a poliomielite que é a vacina contra a paralisia infantil. Para as mães que desejam vacinar suas crianças contra a BCG e a tríplice devem comparecer à unidade apenas nas segundas e quartas-feiras, no horário da manhã. Além disso, temos vacinas para adultos como a anti-tetânica e febre amarela”, explica a diretora.

A Policlínica conta com atividades voltadas para idosos hipertensos e diabéticos, como o grupo “Doce Vida”. Quinzenalmente, os usuários participam de várias atividades como bingos, dinâmicas de grupos, técnicas de sensibilização, palestras educativas com profissionais da Policlínica e de outras unidades de saúde. As ginásticas acontecem todas as terças e quintas-feiras, no horário das 6 horas da manhã, com um dos educadores físicos da própria unidade. A unidade ainda conta com uma horta feita pelos idosos do grupo Doce Vida (como terapia) e tem plantações de verduras e frutas que são utilizadas pelos idosos e doadas aos pacientes que freqüentam a unidade.

“Esta é uma iniciativa orientada pelo Ministério da Saúde, que instituiu que todas as unidades básicas de saúde devem dar uma atenção especial aos idosos, com grupos de atividades trabalhando a saúde mental e física dos idosos”, afirmou uma das coordenadoras do projeto à assistente social, Denise Rodrigues Lima.

Denise Rodrigues acrescenta que a unidade conta com o Planejamento Familiar, que acontece todos os dias pela manhã e à tarde, com orientações sobre saúde sexual reprodutiva e a entrega de preservativos pelo programa DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, para alunos das escolas do distrito sul, adolescentes e usuários da Policlínica.

O Centro de Convivência também é uma das atividades oferecidas pela Policlínica para pacientes com problemas psicológico, funcionando de segunda a quinta-feira, no horário das 14h00 às 17hh30, com cerca de 20 pessoas, encaminhadas pelos profissionais da unidade ou que chegam por conta própria em busca de ajuda.
O Centro de Convivência é coordenado por uma assistente social, uma psicóloga e uma psicoterapeuta que realizam trabalhos terapêuticos em grupos ou individuais, de acordo com a necessidade de cada paciente.

“Quando o paciente apresenta um caso psicológico grave, nós os encaminhamos para os CAPs para serem tratados de maneira eficaz. Além disso, temos também a participação dos idosos do grupo Doce Vida, para troca de experiências. O trabalho deste grupo e freqüente e muito importante. A população local participa ativamente das atividades que são oferecidas como as oficinas de pinturas, costuras, trabalhos artesanais e terapia corporal”, destacou a psicoterapeuta Lúcia Maria Morais da Silva.

O Centro de Convivência realiza, uma vez por mês, um bazar visando arrecadar fundos para melhorar o grupo, além de customizar roupas e reciclar matérias como garrafas pets.

O terceiro expediente da Policlínica funciona das 17h00 às 21h00 atendendo às áreas de gastroenterologia, urologia, endocrinologia, infectologia e acupuntura.