Pavimentação da rua Maranata na zona Oeste é concluída

Importante via entre o bairro Planalto e o Leningrado, na zona Oeste, a rua Maranata recebeu pavimentação a paralelepípedos pela Prefeitura e agora vai permitir a ligação viária entre as duas comunidades. Hoje (20), a prefeita Micarla de Sousa visitou a obra e liberou o trânsito. A rua Maranata também vai ligar a rua João Helio da Rocha à rua Engenheiro José Dantas, facilitando o acesso às principais vias do Planalto.

“Com a pavimentação, a Prefeitura vai providenciar a iluminação da rua Maranata até a próxima semana e agilizar uma linha de ônibus para beneficiar os moradores”, garantiu a chefe do executivo municipal. A obra beneficiará especialmente as comunidades Santa Clara e Leningrado, onde moram famílias egressas das antigas favelas Via Sul, Peão, Detran, 8 de Outubro, Luiz Gonzaga e Alagamar. A Prefeitura de Natal está estruturando as áreas dos conjuntos Planalto I e Planalto II onde as famílias dessas seis comunidades foram relocadas.

A gestora disse ainda que a Prefeitura também está pavimentando a rua dos Cometas, que fará a ligação entre o Planalto e o bairro Guarapes, com saída pela zona Oeste. “Essas obras vão melhorar a vida das pessoas, porque teremos outros equipamentos na área, como um posto de saúde, a exemplo do CMEI. Essa é uma das obras mais importantes do Planalto. A população merece esse investimento”, ressaltou.

Para se ter uma ideia do alcance da obra, a pavimentação contempla 1,7 quilômetros de extensão, e ainda inclui a construção de um canteiro central e o alicerce. Os serviços começaram no final de janeiro de 2011. O investimento é na ordem de R$ 1,2 milhões, com recursos próprios do município.

A conclusão desse projeto permitirá o acesso de transportes coletivos às comunidades Santa Clara e Leningrado. Além disso, com a conclusão da pavimentação, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) deve instalar 26 postes de iluminação com luminárias de 150 watts de policarbonato, beneficiando a população com mais segurança.

Para o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Dâmocles Trinta, toda vez que o poder público cria um trecho de obra pavimentado proporciona desenvolvimento e benfeitorias, oferecendo à população a oportunidade de novos investimentos públicos e privados. “Estamos liberando hoje a parte de pavimentação da rua Maranata. São 17 mil m2 de extensão. Cada via tem 6,5 m2. A parte de iluminação será concluída até a próxima semana”, informou o secretário.

A obra ganhou logo apoio da população. Na avaliação do morador da comunidade Leningrado, Renilson Dantas de Oliveira, a obra é de boa qualidade e trará progresso para a região, vez que, conforme ele, haverá investimentos do poder público e da iniciativa privada, como, por exemplo, a construção de condomínios e residenciais. “Com certeza a habitação crescerá muito nesta área”, observou.

Conjunto Santa Clara
As famílias do conjunto Santa Clara são formadas, em sua maioria, por ex-moradores de comunidades como as favelas Via Sul, Peão, Detran, 8 de Outubro, Luiz Gonzaga e Alagamar.

Além da urbanização da via, a Prefeitura de Natal, já instalou um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e uma escola de ensino fundamental, e deve instalar equipamentos públicos como praça, quadra esportiva e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).