Arquivo Público Municipal do Natal será modernizado

Nos próximos dias o Arquivo Público Municipal do Natal (APMN) vai passar por um processo de melhoramento e modernização. A informação foi confirmada pelo titular da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização de Processos (Segelm), Vagner Araújo, durante visita recente ao local.

“Tivemos o cuidado de vir aqui pessoalmente conhecer de perto a realidade do arquivo. De cara constatamos a necessidade urgente de reparos no telhado e vamos providenciar de imediato para acabarmos de uma vez por todas com os riscos de alagamento ou até incêndios decorridos por curtos circuitos. Além disso, vamos buscar viabilizar a digitalização completa de todos os registros, o que resolveria os problemas de espaço, conservação e facilitaria as buscas ao acervo histórico inclusive. Ainda poderemos criar uma biblioteca virtual e assim realizarmos, por exemplo, concursos de pesquisas com os alunos da rede pública”, destacou Vagner Araújo.

A Prefeitura Municipal do Natal já tem recursos disponíveis para investir nos reparos do Arquivo Municipal. Dos R$ 26,5 milhões que serão aplicados no melhoramento da gestão em Natal, oriundos do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), R$ 196,5 mil serão destinados à esses serviços.

“Os recursos são poucos, mas ao menos poderemos dirimir as necessidades urgentes. Agora vamos correr atrás de mais verba para investir na modernização processual do arquivo que também imprescindível”, completou o secretário.

Durante os últimos dois anos o Arquivo Municipal já passou por algumas melhorias. Foram realizados o controle de entrada e saída de documentos dos mais diversos tipos com a finalidade de otimizar o trabalho de gerenciamento do fluxo burocrático entre o Arquivo Público Municipal do Natal (APMN) e todas secretarias do Município. Dentre os documentos movimentados podem ser citados processos arquivados e desarquivados, memorandos, ofícios, fichas funcionais, folhas de pagamento, registros de contratados, microfilmes, laudos médicos, aforamentos, frequências e etc.

O APMN possui como atividade principal a gestão e o desenvolvimento de ações de gerenciamento dos documentos produzidos pelos Órgãos Públicos.

Realizações 2009-2011