Gestantes inscritas no PAIF são beneficiadas com enxovais e palestras

Não há período na vida de uma mulher mais delicado e sensível quanto os meses de uma gestação. Cada dia é especial e único, mas requer muitos cuidados e atenção, não apenas com a saúde mas também com o bem estar e a segurança da mãe e do bebê. "É também uma fase onde as mães de menor poder aquisitivo se preocupam em organizar um enxoval e muitas vezes nem sabem a relevância de fazer um acompanhamento médico, como o pré natal. Por isso nossas equipes se dedicam para acolher e orientar essas mães natalenses, que ao final do acompanhamento recebem gratuitamente da Prefeitura do Natal um kit completo de enxoval para receber com amor seu bebê", explica o secretário da Semtas Alcedo Borges.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e do Plantão Social, entrega nesta quarta-feira (20), às 10h30, na Unidade do PSF Nazaré, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, zona Oeste da cidade, os kits de enxovais para as gestantes que participaram do grupo multidisciplinar realizado em parceria entre a Semtas e da unidade de saúde do bairro.

De acordo com Juliana Medeiros, coordenadora do Plantão Social no Município, esse grupo contou com a participação, além das gestantes, de profissionais de diversas áreas da saúde. "As mulheres puderam se beneficiar com a presença de psicólogos, nutricionistas, e médicos que orientaram as gestantes durante o período de março a julho sobre como proceder com saúde e qualidade de vida durante a gravidez. Elas também puderam contar com o apoio dos profissionais da Semtas que promoveram circuitos de palestras sobre os rogramas socioassistenciais desenvolvidos pela Secretaria, que podem beneficiar essas mães”, explica a coordenadora.

Somente esse ano de 2011, A Semtas já beneficiou mais de 700 gestantes com acompanhamento e entrega de enxovais.