Prefeita entrega incubadoras do Rede Cegonha ao SAMU municipal

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, fará na próxima segunda-feira, dia 18, às 10h30, a entrega de três equipamentos de incubadoras de transporte para recém-nascidos, que serão acoplados às macas de três ambulâncias do SAMU municipal. O ato será na sede do SAMU, localizado na rua dos Potiguares, em Dix-Sept Rosado.

As incubadoras foram doadas pelo Ministério da Saúde, dentro do programa Rede Cegonha, lançado pela presidente Dilma Rousseff em março passado. O programa é composto por um conjunto de medidas para garantir às mulheres grávidas brasileiras, atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Segundo explicou a secretária de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro Nogueira, o município de Natal está sendo contemplado com o programa por ter apresentado o projeto e atendido todos os critérios que ele preconiza. “Além disso, entre as exigências do Governo Federal está a de que a prefeitura se comprometa a reduzir a mortalidade materno-infantil, visto que essa é a finalidade do equipamento”, disse a secretária.

Perpétuo também ressaltou a importância de equipamentos como esse, tendo em vista que o transporte inadequado é um dos fatores que agravam a situação de recém-nascidos, quando eles precisam ser transportes de uma unidade de saúde para outra.